Você sabia que a sua respiração pode estragar o seu sorriso?

7 minutos para ler

Já se sabe há algum tempo que a saúde bucal influencia em todo o organismo. Com a respiração, isso também ocorre, mas de forma diferente, já que, na verdade, a boca não faz parte do sistema respiratório humano. Respirar pela boca não é um hábito saudável e, na verdade, pode até estragar seu sorriso.

Quer entender melhor o assunto? Basta continuar a leitura!

A respiração correta

Antes de mais nada, é necessário entender qual é a maneira certa de respirar — assim ficará mais fácil de entender por que respirar pela boca pode ser tão prejudicial.

O ar precisa ser inspirado pelo nariz, pois, dessa forma, ele atravessa as fossas nasais, que têm pelos e uma mucosa apropriada para filtrar os organismos e outras partículas sólidas que podem estar presentes (como poeira).

Antes de chegar até os pulmões, ele passa por toda a via respiratória, o que o deixa, além de limpo, aquecido e umidificado. Depois, o ar será expirado, saindo dos pulmões já composto por gás carbônico, nitrogênio e o oxigênio que não foi utilizado no processo.

Quando algo muda na forma de respirar, podem ocorrer problemas. No caso da respiração bucal, o ar não será filtrado, aquecido, umidificado e ainda passará pela boca, o que, como você perceberá no decorrer do texto, não é bom para a saúde.

Alterações bucais em crianças

Crianças que respiram pela boca podem sofrer algumas alterações nos dentes, já que estes estão em processo de formação. Entre as consequências que podem ser percebidas, está a inversão da passagem de ar, que é quando o ar começa a entrar e sair pela boca.

Isso acaba alterando os ossos maxilares, os posicionamentos dos dentes e as arcadas dentárias. Alguns dos problemas que podem ser observados são:

Mordidas cruzadas

As mordidas cruzadas são alterações que ocorrem nos posicionamentos dos dentes. O arco superior não se encaixa no arco inferior, o que pode atrapalhar a mastigação, a respiração e a fonação.

Elas ainda podem aumentar o risco de problemas como o bruxismo, a retração gengival, a perda de dentes, fraturas e até a deterioração das articulações da boca.

Mordidas abertas

Quando os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, seja na parte da frente, no fundo ou dos lados, é chamado de mordida aberta. É importante que a correção seja feita o quanto antes, de preferência ainda na infância, para evitar a necessidade de correções cirúrgicas no futuro.

Céu da boca estreito e alto

Também chamado de atresia do arco dentário superior, o céu da boca estreito e alto é um problema que pode afetar a mastigação, além da estética facial e o sorriso da pessoa. Portanto, é importante evitá-lo e, quando detectado, é imprescindível tratá-lo.

Apinhamentos dentários

Os apinhamentos dentários podem ser causados tanto pelo mau desenvolvimento da arcada dentária, quanto pela genética. Entre suas consequências, estão os problemas na fala, na estética e na mastigação.

Além disso, a higienização dos dentes é dificultada, facilitando o surgimento de doenças gengivais e cáries.

Retrusões mandibulares

A retrusão mandibular é uma alteração na estrutura bucal que é bastante visível esteticamente. Ela ainda pode levar a desconfortos como zumbidos e dores, além de atrapalhar a mastigação. Sua correção é necessária para uma melhora na qualidade de vida.

Tais problemas com a saúde bucal infantil podem afetar diretamente a vida da criança, que pode passar a ter comportamentos como sonolência, cansaço intenso, baixo rendimento escolar, apneia do sono, inquietação, entre outros.

É importante estar atento caso verifique algum desses sintomas, para poder recorrer a um tratamento. No entanto, não é somente com crianças que a respiração bucal pode afetar o desempenho no dia a dia.

De acordo com esta matéria, o próprio jogador de futebol Ronaldo “Fenômeno” já quase foi dispensado por um clube por conta do desempenho abaixo do esperado.

Acontece que, quando os dentistas foram analisar a situação, isso estava ocorrendo porque ele tinha uma falha ortodôntica que o fazia respirar pela boca, o que acabava diminuindo sua capacidade aeróbica.

Causas da respiração bucal

Normalmente, as pessoas começam a respirar pela boca por conta da obstrução das vias aéreas superiores, ou seja, se o ar não consegue passar pelo nariz com facilidade, cria-se o hábito de fazer com que ele entre e saia pela boca. Algumas doenças podem levar à respiração bucal, e as mais comuns são:

Rinites e rinossinusites

As rinossinusites são inflamações causadas na mucosa nasal e nos seios paranasais. Elas podem ser causadas por vírus ou por bactérias e obstruir parte da passagem do ar, causando a respiração bucal.

Já a rinite é uma doença infecciosa que afeta as vias aéreas superiores, principalmente a mucosa nasal. Normalmente é causada por vírus e costuma ser associada ao resfriado.

Hipertrofia de cornetos

Os cornetos são projeções ósseas que estão localizadas na parede lateral da cavidade nasal. Eles têm a função de remover as impurezas e umidificar o ar que respiramos.

Ocorre que, às vezes, eles podem aumentar de tamanho por conta de alterações hormonais, medicamentos, irritantes nasais, inflamações e outros problemas.

Desvio de septo

O desvio de septo é uma das causas mais frequentes quando se trata de obstrução do nariz. O septo é formado por ossos e cartilagem, sendo que é revestido pelo mesmo tecido que o forra internamente, que é a mucosa nasal.

Quando o septo está torto para um dos lados, diz-se que ele tem um desvio, o que significa que, em um dos lados, a passagem do ar fica mais estreita, e isso dificulta a respiração, causando a respiração bucal.

Adenoides e amígdalas aumentadas

As adenoides são estruturas que ficam localizadas atrás do céu da boca e têm a função de prevenir infecções. No entanto, quando elas estão infeccionadas ou aumentadas, elas podem causar diversos problemas, incluindo a respiração bucal. A essa inflamação, é dado o nome de adenoidite.

As amígdalas têm forma de amêndoas e ficam atrás da boca, ao lado da garganta. Elas produzem anticorpos e evitam infecções, mas, quando inflamam, podem causar dificuldade para respirar pelo nariz.

Quando todo o conjunto de sinais e sintomas é associado a respiração bucal, dá-se o nome de síndrome do respirador bucal, que pode apresentar características como narinas afuniladas, nariz estreito, boca entreaberta, olheiras acentuadas e lábio superior curto.

Também é comum que as pessoas que fazem a respiração pela boca tenham halitose (mau hálito). Isso acontece porque a boca acaba ficando ressecada, fazendo com que pedaços bem pequenos de pele dos lábios e das bochechas descamem. Esses resíduos acabam servindo de alimentos para as bactérias, o que causa a halitose.

Agora que você já conhece a relação entre a sua respiração e o seu sorriso, assine nossa newsletter para receber outros conteúdos que podem te ajudar a cuidar melhor da sua saúde bucal!

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-