Veja como a chupeta pode estragar o sorriso de uma criança

7 minutos para ler

O uso da chupeta é extremamente comum entre bebês e crianças que estão nas primeiras etapas do crescimento. Nada mais natural, já que esse hábito faz parte do processo de descoberta o mundo para muitos deles.

Os pais, em geral, dão pouca importância às consequências possíveis, principalmente quando o assunto é chupeta e sorriso. Poucos sabem, mas são muitos os casos em que o uso do bico acontece por mais tempo do que deveria e traz complicações na respiração e na saúde bucal.

Confira com a gente como a chupeta pode ser prejudicial para os dentes e saiba quais são as principais recomendações sobre o assunto!

Chupeta para crianças: um costume que ainda perdura

A chupeta está presente na infância de quase todas as pessoas, principalmente daquelas que nasceram depois de 1975 — período em que a produção cresceu de forma espantosa. Ela foi criada com a ideia de substituir o famoso dedinho, que é igualmente tentador, mas muito mais prejudicial.

Para quem não sabe, a sucção faz parte da natureza humana e é na amamentação que aprendemos como fazer. Então não é de se assustar que os pequenos gostem de repetir o movimento em outras situações da vida.

O perigo é que muitas crianças acabam “viciando” no uso da chupeta. Como a atividade proporciona relaxamento e conforto, elas adoram a prática e os pais acabam por ceder a chupeta mais vezes do que deveriam.

Um exemplo é quando o pequeno está com fome e começa a chorar. Muitos pais, em vez de procurar a causa do choro, optam por dar a chupeta de cara. A criança acaba se acostumando e pode ter mais dificuldade ainda de largar o hábito no futuro.

Essa é uma atitude que pode parecer despretensiosa, mas causa muitos problemas bucais que podem estragar um sorriso que poderia ser belo e saudável.

A relação entre a chupeta e sorriso

Chupar o dedo no lugar da chupeta é indiscutivelmente pior. Isso porque a posição do dedo na cavidade bucal pode acabar forçando o céu da boca — uma atitude que provoca a má formação óssea.

Ainda assim, isso não significa que os pequenos devam ficar apegados ao bico por muito tempo. A Sociedade Brasileira de Pediatria lista vários motivos para a retirada da chupeta, pois ela pode ser igualmente prejudicial, especialmente se o hábito se mantém por muitos anos.

É isso mesmo: usar o bico por muito tempo pode provocar um grande dano a saúde bucal e deformação da arcada dentária. A medida faz com que muitas crianças precisem lidar com dentes tortos e mal desenvolvidos, porque usaram a chupeta por mais tempo que deveriam. 

Somado a isso, o uso pode atrapalhar o nascimento dos dentes de leite e dos permanentes, além de dificultar a mastigação, a fala e a deglutição dos alimentos, por exemplo. Tais complicações só podem ser resolvidas com o uso de aparelhos ortodônticos em conjunto com o tratamento adequado.

Por essas e outras, as crianças que usam a chupeta por mais tempo também podem apresentar problemas respiratórios, pois acabam se acostumando em respirar pela boca. Esse hábito diminui os seios da face e pode provocar um desvio de septo e outras consequências.

Como você pode perceber, existem motivos de sobra para retirar a chupeta no momento certo. O mais recomendado é que isso aconteça quando a fase oral tem fim, ou seja, entre 2 e 3 anos. Nesse tempo, a criança não tem mais necessidade de sucção e já está um pouco mais preparada para lidar com a situação.

Dicas para dar fim ao hábito

Se você quer saber como tornar esse momento de transição mais fácil e leve, então gostará deste tópico do post. Veja algumas dicas que elencamos para você!

Tente aos poucos

A retirada da chupeta é um processo, então tenha em mente que ele não acontecerá do dia para a noite. Você precisará começar aos poucos e não fazer tudo de forma abrupta.

Caso ainda não esteja convencido, pense que a retirada imediata do bico pode causar um estresse desnecessário para a criança. 

Deixe e chupeta com o gosto ruim

Como adiantamos, a chupeta pode acalmar muito a criança, então é natural que queira usar. Uma alternativa para agilizar o abandono é colocar algo que deixe o gosto ruim e torne a experiência um pouco pior.

Não precisa ser nada forte, como a pimenta, pois lembre-se de que estamos falando de crianças pequenas. Ainda assim, procure algo que torne a prática menos agradável. 

Combine uma data específica para o abandono

Embora ainda sejam pequenos, uma criança de 2 a 3 anos já compreende uma conversa. Por isso, explore o diálogo e explique a relação entre chupeta e sorriso. Depois disso, estabeleça uma data específica para que ela abandone o uso.

Retire a chupeta a noite

Uma alternativa é retirar o bico assim que a criança dormir, pois ela não perceberá e passará a noite sem o objeto. Quando acordar, já estará sem a chupeta e, provavelmente, demorará a sentir falta dela.

Visite o dentista e explique os danos de forma didática

Uma visita ao dentista é indispensável nesse momento da vida da criança. Além da limpeza e demais cuidados, esse é um ótimo momento para explicar os danos que o hábito pode trazer.

Além disso, levar a criança ao dentista faz com que ela se acostume com o hábito. Assim, ela se torna mais adepta aos cuidados dentários e memoriza a relação entre chupeta e sorriso.

Principais recomendações

Ao dar uma chupeta para seu bebê, é importante ter alguns cuidados básicos. Primeiramente, prefira marcas de chupetas confiáveis, pois a borracha e a parte plástica costumam ser mais firmes e não descolarem. Esse ponto pode parecer pequeno, mas evita o risco de deglutição.

Opte também por aquelas que são do tipo bico ortodôntico, pois estas oferecem menos perigo à saúde bucal.

Antes de dar a chupeta, ferva o objeto bem, matando as bactérias presentes. Por fim, só mostre a chupeta ao seu filho na hora de dormir. É muito importante criar regras quanto ao uso do bico, evitando o vício e facilitando o desinteresse por parte da criança durante o seu processo de crescimento.

A conversa é a melhor coisa a se fazer, pois é estabelecendo combinados que se evita traumas indesejáveis lá na frente.

Depois de ler este post, ficou mais fácil entender que a chupeta para crianças é um objeto muito comum e utilizado até os dias de hoje. No entanto, é extremamente importante que o hábito seja controlado desde cedo, de forma que a criança não fique dependente.

Se achar necessário, não hesite em procurar por um odontopediatra para ajudar no processo e fique sempre de olho na dentição do seu filho!

Agora que você entende um pouco melhor a relação entre a chupeta e sorriso, que tal continuar se informando sobre como cuidar da saúde bucal do seu pequeno? Assine a nossa newsletter e acompanhe tudo diretamente no seu e-mail!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

1 comentário em “Veja como a chupeta pode estragar o sorriso de uma criança

Deixe uma resposta

-