Sintomas de estresse: saiba como a saúde dos dentes é afetada

7 minutos para ler

Você sabia que os sintomas de estresse afetam diretamente a sua saúde bucal? Isso acontece porque o estresse provoca uma série de alterações hormonais, na mente e no corpo, refletindo em ações que prejudicam a saúde dos dentes e da boca.

Em alguns casos, os problemas são causados pela tensão emocional. Em outros, o fator principal é a alteração de hormônios, a qual desregula algumas funções do corpo.

Ficou interessada? Então continue a leitura deste post e aprenda um pouco sobre a relação da saúde bucal e o estresse!

Quais as causas do estresse?

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2017, nós somos o segundo país mais estressado do mundo. Mas a que se deve isso? O que nos causa todo esse estresse e de onde ele vem? Seguem abaixo as principais razões e que mais atingem o nosso dia a dia!

Medicamentos

Existem algumas classes de medicamentos que podem desencadear o estresse ou mesmo piorá-lo. Por exemplo, alguns inaladores para asma como os glucocorticoides e os antagonistas de leucotrieno. Há também as drogas para problemas na tireoide, algumas pílulas dietéticas e medicações para resfriados. Todos eles, por mais simples que pareçam, podem causar sérias complicações em relação ao estresse.

Doenças

Algumas doenças também podem desencadear o estresse ou agravá-lo. A maioria delas são patologias psiquiátricas como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), depressão, síndrome do pânico e o TEPT (transtorno por estresse pós-traumático). Todas essas patologias possuem tratamento, mas, para isso, é necessário consultar o psiquiatra seguir a prescrição médica e também realizar sessões de terapia.

Algumas substâncias

A cafeína, por exemplo, é uma substância que pode piorar o estresse. Por ser um acelerador do metabolismo, a ação do cortisol fica mais intensa e mais sintomas do estresse se manifestam. Além disso, alguns tipos de dependências como álcool, cocaína e tabaco também são capazes de piorar o quadro e desenvolver um estresse crônico em longo prazo.

Quais são os sintomas de estresse?

O estresse emocional acontece devido à correria do dia a dia e aos mais diferentes problemas enfrentados, seja em casa, seja no trabalho ou na escola de seu filho. Sintomas como altos níveis de adrenalina, falta de energia e disposição, pressão alta e, até mesmo, problemas de pele são característicos.

As reações atuam sobre a mente e o corpo, afetando o sistema imunológico, nervoso e endócrino, modificando principalmente o comportamento. Além disso, o estresse potencializa os hábitos bons e os hábitos ruins, por exemplo: se você consome regularmente alimentos processados, vai consumir ainda mais.

Uma das formas que o estresse tem para se manifestar é por meio de problemas bucais. Veja os sinais que esse problema pode dar apenas pela boca.

Perda dos dentes

Um caso bastante recorrente é a perda dos dentes apenas por conta do estresse. Pessoas que têm o problema apresentam um sistema imunológico mais vulnerável e, por conta disso, fica mais fácil a instalação de uma doença periodontal. Esta, por sua vez, destrói o tecido existente ao redor dos dentes e que tem como principal função a fixação deles.

Bruxismo

bruxismo se caracteriza por um ranger dos dentes e também por exercer uma forte pressão contra eles. Isso ocorre, principalmente, quando estamos dormindo. Os músculos ficam tensos o tempo inteiro e o dente começa a se desgastar além de ficaram “soltos” na gengiva.

Halitose

Mais conhecida como mau hálito, a halitose é um problema que causa muitos constrangimentos, isolamentos e pode ser consequência do estresse. Este, pode causar a gastrite nervosa que, por sua vez, aumenta a produção de suco gástrico e também o refluxo. Dessa forma o indivíduo fica com mau hálito. Outra forma pela qual isso pode acontecer é a redução na produção de saliva.

Qual a ligação do estresse com a saúde bucal?

saúde da boca e dos dentes está ligada ao estresse de várias formas. Com ele, maus hábitos são adquiridos pela pessoa, como alcoolismo, tabagismo e falta de higiene, o que causa problemas como o aparecimento de cáries e mau hálito.

A tensão emocional também é causada pelo estresse e isso gera doenças como o bruxismo (hábito de ranger os dentes e acabar desgastando-os), danos na gengiva e no osso mandibular, além dos distúrbios na articulação da boca. Feridas no local acontecem com frequência, como as de herpes.

Outro ponto é que o estresse é responsável por produzir alto nível de adrenalina e liberar alguns hormônios. As substâncias liberadas têm como objetivo regular as funções do corpo que podem provocar efeitos pró/anti-inflamatórios.

Alinhado aos maus hábitos de higiene bucal e à má alimentação, o efeito pró-inflamatório inicia o aparecimento de aftas e da doença periodontal.

Como evitar os danos causados à saúde?

O primeiro passo para evitar os danos causados à saúde dos dentes e da boca é criar maneiras de evitar o estresse. Se, mesmo assim, os problemas continuarem, é válido procurar profissionais da área de saúde, como médicos e dentistas.

Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos virais e analgésicos. No entanto, na maioria das vezes, o problema bucal é passageiro ou resolvido com a diminuição de tensões emocionais.

Para sanar alguns males de imediato, podem ser necessários alguns tratamentos como a remoção da placa bacteriana para que a gengivite não avance para uma periodontite. O desgaste causado por conta do bruxismo, em alguns dentes, pode ser reparado de imediato pelo seu dentista ou então ele pode indicar um protetor para usar durante o sono.

Como diminuir o estresse?

O estresse é causado pela correria do dia a dia e pode ser evitado com ações simples. Cuidar da saúde, ter boas noites de sono e dias tranquilos, proporcionar momentos de prazer e lazer, praticar exercícios físicos e alimentar-se de forma saudável são alguns pontos fundamentais.

Pronto! Percebeu qual é a relação dos sintomas de estresse com a saúde bucal e dos dentes? Toda a tensão gerada leva a consequências para o corpo inteiro, sobretudo em nossa boca.

Como saber se eu realmente estou estressado?

Observe se os sintomas não são apenas somatizações, situação na qual o estresse leva a reais problemas físicos quando, na verdade, não há nada de errado. Busque por orientação profissional, de preferência um psiquiatra para resolver a causa de todo esse transtorno.

É importante estar atenta às ações cotidianas que podem desencadear esses problemas, como noites maldormidas e alimentação precária. Uma vida com qualidade e bem-estar resulta em equilíbrio do corpo e muita saúde!

Mostre os principais sintomas de estresse para que outras pessoas possam identificar o problema. Compartilhe este post nas redes sociais!

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-