Saiba mais sobre os diferentes tipos de aparelho ortodôntico!

4 minutos para ler

Ter um sorriso bonito tem se tornado uma preocupação cada vez maior, mas não é apenas a estética que influencia na decisão de usar um aparelho ortodôntico. Isso porque o posicionamento dentário influencia em aspectos como a fala, a respiração e a mastigação. Além disso, uma mordida torta pode causar diversos transtornos, como perda de dentes e doenças na gengiva.

\n\n

Atualmente, já existem vários tipos de aparelho ortodôntico, cada um com as suas particularidades. Para conhecê-los, continue a leitura deste texto!

\n\n

Aparelho lingual

\n\n

A principal vantagem do aparelho lingual é o fato de que ele não aparece, já que fica na parte interna dos dentes. Ele fica em contato com a língua e geralmente é usado em casos de tratamento de curta duração.

\n\n

Aparelho fixo comum

\n\n

Esse é o tipo mais convencional de aparelho, e pode ser encontrado em duas versões: com bráquetes de metal ou na versão estética. Esta versão é fabricada com materiais como a porcelana, policarbonato e a safira laboratorial, com cores similares às dos dentes. Esse tipo de aparelho é usado com elásticos que prendem o arco metálico.

\n\n

Aparelhos alinhadores

\n\n

Formados por uma placa de acetato, os aparelhos alinhadores têm o formato dos dentes e se encaixam de forma que ajudam nos pequenos movimentos sem precisarem dos bráquetes. Podem ser removidos facilmente, evitando problemas com a alimentação e com a higiene bucal.

\n\n

Aparelho mantenedor de espaço

\n\n

Esse aparelho é muito útil quando o dente de leite cai antes do tempo. Isso porque ele manterá um espaço aberto até que o dente permanente nasça, evitando problemas. Nem toda criança que perde o dente de leite precisa usá-lo, por isso, somente um profissional poderá informar se há a necessidade ou não do mantenedor de espaço.

\n\n

Aparelho extrabucal

\n\n

Esse tipo de aparelho retarda o crescimento do maxilar. Ele também faz com que os dentes permanentes fiquem onde estão e empurra os anteriores para trás. Normalmente, há um receio em relação ao uso desse aparelho, porque ele fica mais exposto que os demais. É colocada uma faixa na parte de trás da cabeça, que ficará ligada a um elástico ou a um arco facial que é ligado aos dentes.

\n\n

Aparelho autoligável

\n\n

Os aparelhos autoligáveis são ótimos para quem não tem muito tempo para realizar manutenções. Ele é feito com bráquetes que não precisam de elásticos para prender o arco, o que reduz o atrito, além de facilitar o nivelamento, reduzindo também o tempo de duração do tratamento.

\n\n

Aparelho móvel

\n\n

Esse aparelho pode ser usado em dois casos: após um tratamento, para evitar que os dentes voltem à posição anterior ou para evitar que a criança chupe dedo. Neste último caso, serão feitas algumas alterações, mas ele também será usado no céu da boca.

\n\n

Sitema Trainer

\n\n

O Sistema Trainer ajuda a corrigir maus hábitos orais, como mastigação incorreta, posicionamento errado da língua, deglutição inadequada, entre outros. Ele é removível, fácil de higienizar e pode ser encontrado em diversos modelos.

\n\n

Expansor palatino

\n\n

Usado quando é necessário alargar o arco da mandíbula superior, o expansor palatino é feito com uma placa de plástico encaixada sobre o céu da boca. Essa placa acaba aplicando pressão, forçando a junta dos ossos a se abrirem, aumentando a área palatina.

\n\n

Entre os vários tipos de aparelho existentes, o dentista escolherá aquele que mais será benéfico para o seu tratamento. Ele também passará as instruções de uso, de como realizar a limpeza e ainda fará a manutenção do aparelho sempre que for necessário. Lembre-se de que, para que os resultados sejam satisfatórios, é importante seguir as instruções adequadamente.

\n\n

Você já usa ou precisará de usar algum desses aparelhos? Compartilhe sua experiência com a gente!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-