Quanto tempo em média dura o tratamento de ortodontia?

3 minutos para ler

O tratamento de ortodontia tem se tornado cada vez mais comum. Por conta da grande mistura dos brasileiros, é muito comum encontrar pessoas que a arcada dentária não esteja de acordo com a estrutura dos ossos e do rosto.

O que acaba acontecendo? Os dentes podem crescer tortos e prejudicar não só a estética como também a funcionalidade, dificultando a mastigação ou a fala.

Não importa o tipo do seu aparelho ortodôntico, uma das perguntas mais frequentes dos pacientes dentro do consultório dentário é: quanto tempo vai demorar o tratamento? Apesar de ser uma dúvida recorrente, não existe uma resposta pronta. Esse período depende de diversos fatores.

Vejamos agora quais são esses fatores e de que forma eles podem influenciar para agilizar ou não o tratamento de ortodontia!

Fatores para levar em consideração no tratamento de ortodontia

Tipo de aparelho

A depender do tipo de aparelho que o paciente tenha que usar, se fixo ou móvel, o tempo de tratamento costuma variar.

O aparelho fixo é bastante usado por questões estéticas e para a melhoria da mordida. Ele faz com que os dentes se movimentem para o local correto por meio da força. Nesse caso, o tratamento dura, em média, de 2 a 3 anos. Mais do que isso podem ser considerados casos de exceção.

Já para os aparelhos móveis ainda é mais relativo, pois existe uma variedade desse tipo. Vamos falar, por exemplo, do aparelho móvel que deve ser utilizado logo após a retirada do fixo. Nesse caso, não há um tempo médio como no aparelho fixo. Esse período de tratamento dependerá muito da situação do paciente e como ela se desenvolverá.

Extrações

Para iniciar o uso de aparelho fixo, pode ser necessário que sejam realizadas algumas extrações. É bastante comum, nesse caso, a extração do dente siso ou outro que possa atrapalhar o andamento do tratamento. Pode ser também que essa extração ajude a abrir espaço para que os dentes possam se acomodar da maneira correta.

Portanto, se for necessário fazer algum tipo de extração, o tratamento tende a durar mais tempo que o período médio de 2 a 3 anos.

Manutenção

Todos os meses, o paciente precisará realizar a manutenção do aparelho fixo. Sendo assim, quanto mais vezes faltar a essa manutenção, mais tempo vai demorar o tratamento de ortodontia.

É importante que o dentista deixe bem claro a importância de seguir com essas manutenções de maneira disciplinada, especialmente nos casos do aparelho transparente que precisa de mais idas ao consultório dentário.

Formas de acelerar o tratamento

Com o avanço da tecnologia, o tratamento de ortodontia está reduzindo o tempo. São cada vez menos frequentes a idas ao consultório por conta dessa questão. Já existem tipos de aparelhos que conseguem reduzir o tempo de tratamento.

Além disso, novas pesquisas estão sendo realizadas para a aplicação de formas de aceleração, como aparelhos vibratórios e laser de baixa potência, entre outras opções.

Além dos fatores citados acima e as novas tecnologias, alguns cuidados podem ser tomados. Por exemplo, evitar a mastigação de alimentos muito duros, que podem quebrar o aparelho, atrasando o tempo de tratamento de ortodontia.

Quer mais dicas de como cuidar melhor da saúde dos seus dentes? Então, assine a nossa newsletter!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-