Qual o melhor creme dental para sua escovação diária?

10 minutos para ler

Os dentes são órgãos importantes que, além de possibilitarem a mastigação, influenciam na saúde de todo o organismo. Por isso, é fundamental cuidar bem deles para que estejam livres de doenças. Isso é feito adotando uma alimentação balanceada e fazendo a correta higienização com um bom creme dental.

Mas existem muitas variações desse produto, cada qual trazendo uma proposta diferente. Há cremes dentais desenvolvidos para tratar inflamações, branquear os dentes, evitar cáries, remineralizar o esmalte, entre outros.

Toda essa variedade dificulta sabermos qual deles é o ideal e pode oferecer maiores benefícios ao nosso organismo. Para acabar de vez com essas dúvidas, continue lendo este artigo e descubra qual é o melhor creme dental para sua escovação diária. Veja, também, outras informações que ajudarão a conhecer melhor as diferenças entre cada tipo.

Quais são os tipos de creme dental que existem no mercado?

Há diversos tipos de creme dental no mercado e cada um deles é mais indicado para a situação clínica ou as características de cada pessoa. A seguir, listamos algumas opções.

Antibacterianos

Eles auxiliam na remoção da placa bacteriana, combatendo os micro-organismos causadores das cáries e da gengivite. Promovem uma barreira de proteção que impede que a placa se forme mais uma vez. Porém, esse efeito tem duração limitada e não elimina a necessidade de novas escovações durante o dia.

Reconstrutores

Aumentam o nível de cálcio e de fosfato na boca, permitindo que o esmalte dos dentes se reconstrua após sofrer agressões e problemas, como a erosão dentária e a desmineralização. Eles potencializam a capacidade de regeneração do tecido para que a recuperação aconteça de forma mais rápida.

Clareadores ou branqueadores

Os cremes dentais clareadores atuam superficialmente no esmalte dos dentes, promovendo uma leve abrasão que favorece a remoção de manchas. Nem todas as marcas são recomendadas porque algumas provocam atrito excessivo, que danifica o esmalte e provoca a sensibilidade dentinária.

Para dentes sensíveis

Geralmente são compostos por fluoreto de estanho (SnF2), uma substância que ajuda a bloquear os minúsculos canais do dente que fazem ligação com os nervos. Esse bloqueio impede que bebidas e alimentos penetrem no esmalte e provoquem a dor característica da sensibilidade.

Refrescantes

Todo creme dental ajuda a manter o hálito mais fresco, porém, os refrescantes prolongam essa sensação de boca limpa, mantendo o hálito puro por horas. Eles também podem ser utilizados em todas as escovações, higienizam e protegem os dentes, assim como os demais.

Para limpeza profunda

Cumprem diversas funções ao mesmo tempo, fazendo a higienização da boca e dos dentes, eliminando as bactérias, promovendo refrescância e alcançando os locais onde a escova não chega. Apesar disso, não excluem a necessidade de uso do fio dental e não atuam como o enxaguante bucal.

Gengiva saudável

Esse creme dental ajuda a proteger as gengivas, prevenindo os sangramentos e tratando o problema, antes que ele se agrave para uma doença gengival mais séria. Pode ser utilizado diariamente. Também ajuda a prevenir a formação da placa bacteriana e faz sua remoção.

Infantis

Em sua composição, contêm ingredientes que promovem um sabor mais agradável para o paladar da criança. Eles são adocicados e não têm a mesma propriedade refrescante, por isso, não “ardem” a boca dos pequenos. Mesmo assim, são tão eficazes quanto os cremes dentais para adultos.

Qual deles é o melhor creme dental?

Note que cada um desses tipos de creme dental cumpre uma função diferente, por isso, não é possível apontar qual é o melhor entre todos. Afinal, existe aquele ideal para cada caso, não um que se destaque.

Somente o dentista é quem pode indicar o mais adequado em cada situação, considerando-se aquilo que a saúde bucal precisa para se manter ou reequilibrar. Por isso, se tiver dúvidas, sempre consulte esse profissional, especialmente se sentir algum desconforto.

Qual é a importância de conter flúor?

Entre os ingredientes da sua fórmula, o ideal é que o creme dental contenha flúor, inclusive aqueles desenvolvidos para crianças. Os dentes dos pequenos também precisam dessa substância para terem força e proteção.

O flúor reduz expressivamente o aparecimento de cáries porque favorece a mineralização do esmalte dentário, evitando que fique suscetível ao ataque das bactérias. Basta fazer duas escovações diárias com creme dental que o contenha para se beneficiar com suas propriedades.

Qual outra característica devo observar no creme dental?

A abrasividade é outro aspecto importante, que deve ser levado em consideração. Quanto maior o poder de abrasão do creme dental, mais perigoso ele é para a saúde do esmalte dos dentes.

Isso acontece porque sua fórmula contém componentes abrasivos que atuam “lixando” a superfície dentária. Com o passar do tempo, deteriora o esmalte, deixando-o mais poroso, permitindo que alimentos e bebidas penetrem seus poros e atinjam as partes sensíveis do dente. Por isso, tenha cuidado na hora de comprá-los.

Os cremes dentais de clareamento funcionam?

Os cremes dentais de clareamento realmente conseguem eliminar manchas superficiais do dente, deixando-o com uma tonalidade mais uniforme. Mas não espere um resultado como um tratamento especializado feito pelo dentista.

Eles, de fato, limpam melhor do que os cremes tradicionais porque, além da placa, removem acúmulos de pigmentos e melhoram o aspecto dos dentes de forma geral. Mas lembre-se de que esses produtos contêm componentes abrasivos que danificam o esmalte quando usados sem acompanhamento do dentista.

E se eu tiver dentes sensíveis?

A sensibilidade ocorre quando a raiz do dente, que é muito porosa, fica desprotegida em razão da retração da gengiva que a recobria. Também se manifesta se o esmalte dentário estiver muito poroso ou fino demais, expondo partes nervosas do dente.

Nesse caso, o ideal são os cremes dentais para dentes sensíveis, que contêm partículas que fazem a reposição da dentina, preenchendo os poros. Assim, evitam a entrada de resíduos nesses canalículos e previnem os eventos dolorosos provocados pelo choque térmico ou pelo contato com algumas substâncias.

Qual é o melhor creme dental: gel ou pasta?

Nessa questão, não há um melhor creme dental porque os dois, com todas as características anteriores, são excelentes para um bom cuidado com os dentes e a boca. A opção entre um e outro é uma questão de gosto pessoal. Você pode decidir pelo que mais agrada em relação ao tipo, sabor ou sensação que proporciona.

Crianças podem usar o mesmo creme dental dos adultos?

Não há impedimento para que crianças façam uso do mesmo creme dental que os adultos. Somente é preciso estar atento para a quantidade utilizada, que deve ser equivalente a um grão de arroz, até os 4 anos de idade, e, depois disso, um grão de ervilha.

A criança não deve engolir o creme dental, tanto de uso adulto como infantil, porque ambos contêm flúor. O excesso desse mineral no organismo causa o problema chamado de fluorose dentária. Se for optar pela pasta infantil, o ideal é que ela contenha 1.000 ppm da substância.

A única diferença entre o creme dental adulto e o infantil é que o segundo tem um sabor mais adocicado para cativar a criança e estimular a escovação. Mas, se os pais conseguirem adaptar o pequeno com o creme dental adulto desde cedo, ele aceitará o sabor.

É preciso se lembrar de que crianças não podem fazer uso de cremes com indicação especial, como no caso dos clareadores. Então, para que toda a família utilize o mesmo creme, o melhor é pedir a indicação do dentista sobre aquele ideal para todos.

A escova de dente da criança precisa ser diferente?

É preciso pensar com cuidado sobre a escova de dente oferecida para a criança, também. Afinal, devemos considerar que as dimensões da sua boca são bem menores do que as de um adulto. Sendo assim, é preciso que esse produto esteja adaptado para que ela consiga realizar uma boa escovação.

É essencial que a cabeça da escova seja pequena e arredondada para alcançar todos os cantos da boca. Suas cerdas precisam ser extra macias, a fim de não prejudicar o esmalte dos dentes de leite, pois ele é mais sensível e delicado do que o dos permanentes. Essa característica também previne lesões na gengiva.

Outro ponto importante é ter um cabo anatômico para ser mais fácil de a criança realizar os movimentos com firmeza. Alguns modelos são antiderrapantes e evitam que a mão escorregue durante a higienização.

Para encontrar todas essas características em um só produto, procure optar por uma escova de dente específica para crianças. Mas não se deixe levar por desenhos coloridos e formatos diferentes. Busque funcionalidade no produto e não apenas estética, para que ele realmente atenda às necessidades da criança e cuide da sua saúde bucal.

Como estimular a criança a escovar os dentes?

Mesmo que você compre a escova de dente mais linda de todas e escolha com cuidado o creme dental infantil, isso não é suficiente para estimular a criança a realizar a higiene bucal. Esse é um hábito que precisa ser cultivado e depende dos pais ou responsáveis fazer os pequenos incorporarem em seu dia a dia.

Veja, a seguir, algumas dicas para que seu filho aprenda a gostar de cuidar dos dentes e a fazer isso do jeito certo:

  • permita que a criança ajude a escolher a escova de dente;
  • prefira produtos que tragam a ilustração de personagens de que o pequeno gosta, mas não deixe de lado a qualidade deles;
  • mostre para a criança filmes, desenhos e vídeos de personagens indo ao dentista ou fazendo a higiene bucal, sempre de forma divertida;
  • coloque uma música alegre e estimulante para a criança escutar enquanto escova os dentes;
  • explique em uma linguagem ela compreenda (e não se assuste) a importância de escovar os dentes para eles ficarem branquinhos e saudáveis;
  • escove os dentes junto com a criança para ela ter em você um bom exemplo;
  • brinque de escovar os dentes de um brinquedo de que ela goste;
  • acostume a criança com as visitas ao dentista, iniciando o acompanhamento o quanto mais cedo possível.

Lembre-se de que não basta saber apenas qual é o melhor creme dental para você e sua família. Também é preciso se preocupar com os fios dentais para fazer uma higienização completa e efetiva. E não se esqueça das visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia e complementar os cuidados que você tem em casa. 

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos conheçam essas opções de creme dental também!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-