O implante é uma forma de a pessoa ter um novo dente no lugar daquele que foi completamente perdido por diversas causas. É uma prótese fixa com a qual você pode comer de tudo, sem as restrições que outras próteses apresentam. Se os cuidados no pós-operatório não forem satisfatórios, você pode apresentar um implante mole.

Mas pode ocorrer rejeição? Por que ele pode ficar mole? Vamos agora responder a essas e a outras dúvidas e esclarecer tudo. Se o seu implante estiver mole, continue por aqui para saber como resolver esse problema. Confira!

Pode ocorrer rejeição do implante?

Essa é uma dúvida bastante comum, mas a resposta é simples e curta: não.

O implante é um parafuso feito de titânio, material usado nos mais diversos procedimentos cirúrgicos. Ele não sofre corrosão e nunca apresentou nenhum tipo de rejeição por parte do corpo humano.

A rejeição significa que o nosso corpo identificou o implante como um agente invasor. Então, as células de defesa começam a se preparar para atacar esse “novo ser” e destruí-lo. Essa reação não acontece quando colocamos o implante.

E o que pode causar prejuízos ao implante?

Diversos são os fatores que podem fazer com que o implante se desestabilize e acabe por ficar comprometido. Por exemplo:

  • a fixação no momento da instalação não foi feita de forma correta;

  • infecção no local;

  • sobrecarga sobre o local do implante;

  • baixa qualidade do implante e dos materiais utilizados para realizar o procedimento;

  • técnica cirúrgica feita de forma incorreta;

  • higiene da região no momento de realizar o implante.

Por que o implante pode ficar mole?

Antes de mais nada, precisamos diferenciar o dente provisório do definitivo.

Quando o dentista realiza o implante e coloca o parafuso, a prótese que é colocada no lugar do dente é provisória, então ela acaba se movimentando mais do que o normal.

No caso do implante, já com a prótese definitiva, isso não é esperado.

Vamos explicar agora os 3 principais motivos para que um implante fique mole:

O parafuso da prótese fica frouxo

O parafuso que é colocado na prótese fica, na verdade, dentro de outro parafuso. Ele é quem faz a ligação entre a coroa e o implante.

Quando esse parafuso recebe uma carga maior do que pode suportar durante a mastigação, por exemplo, ou por falta do aperto adequado, é normal sentir o dente frouxo na boca.

O parafuso protético quebra

Se o parafuso não for de qualidade e não estiver bem encaixado, ele pode quebrar dentro da sua boca. Isso pode causar muitos problemas, então, se isso acontecer, vá ao dentista imediatamente.

O implante ficou com mobilidade

O parafuso não consegue se integrar ao osso, sendo ruim para o paciente e também para o dentista. Isso pode ser identificado dias após o implante ou levar algum tempo.

As causas para isso são várias, como, por exemplo, perfuração intensa do osso para colocação do parafuso ou mesmo uma sobrecarga após o procedimento com a ingestão de alimentos muito consistentes.

Se o seu implante estiver mole, a primeira coisa a fazer é retornar imediatamente ao dentista que realizou o procedimento. Explique para ele todos os sinais e sintomas que apareceram e quando isso começou a acontecer.

Não espere para ir de forma alguma, pois, com o parafuso frouxo, pode ocorrer um processo inflamatório na região.

Já sabe o que fazer com o seu implante mole? Receba mais dicas como essas e fique por dentro de tudo curtindo a nossa página do Facebook!