Manchas na gengiva: entenda o que significam e seus tratamentos

9 minutos para ler

Muitas pessoas se preocupam com os dentes e se esquecem de que outras áreas da boca também precisam de atenção. Aliás, esse é um grande equívoco, já que muitos problemas bucais começam nessas regiões e não diretamente nos dentes. Um exemplo são as condições que deixam a gengiva escura e dolorida, as quais surgem por causas diversas.

Identificar que as manchas na gengiva existem e analisar as suas causas, sejam elas vermelhas, negras, esbranquiçadas ou até mesmo prateadas, é importante para evitar que problemas mais graves se desenvolvam.

Neste post, vamos falar sobre as doenças nas gengivas e as manchas na região, suas possíveis causas, como evitá-las e diagnosticá-las. Confira!

Doenças comuns na gengiva

São duas as principais doenças que acometem a gengiva. Veja, abaixo, quais são elas!

Gengivite

A gengivite é uma inflamação na gengiva considerada leve, porém, pode evoluir se não for devidamente tratada por profissional especializado. A falta de higiene bucal é apontada como causa dessa condição.

Mas há outros fatores que ocasionam a gengivite, tais como:

  • o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
  • o cigarro;
  • as alterações hormonais (no período da gravidez, por exemplo);
  • o diabetes;
  • o uso de determinados medicamentos;
  • o estresse.

Os sintomas dessa inflamação gengival englobam vermelhidão e sangramento durante a mastigação, a escovação dos dentes ou no momento de usar o fio dental. Atenção: tais sinais também podem aparecer em pacientes que utilizam muita força ao higienizar a boca ou a higienizam de forma inadequada, portanto, eles nem sempre significam um quadro de gengivite.

O grande problema é deixar de procurar o dentista quando notar esses indícios, pois, em geral, eles provocam pouco ou nenhum incômodo. Por conta disso, o quadro pode agravar e se tornar bastante sério.

Periodontite

A periodontite é uma resposta inflamatória acarretada pela ação de placa bacteriana, que pode se disseminar e atingir a região interna na gengiva. Logo, trata-se de um problema grave, o qual requer intervenção rápida.

Com a fragilização dos tecidos, os dentes ficam separados. Espaços e “sulcos” na gengiva propiciam o acesso das bactérias até as áreas mais internas. Elas, inclusive, podem chegar até a corrente sanguínea e afetar todo o organismo.

Os principais sintomas da periodontite são o amolecimento dos dentes, o sangramento, o mau hálito e dores intensas na região bucal. Em situações avançadas, o tecido gengival pode necrosar.

Tratamentos

O tratamento contra as doenças da gengiva varia conforme as causas, a resposta do paciente e o grau da enfermidade. Cabe ao dentista avaliar cada quadro individualmente e buscar as melhores medidas para tratar a infecção.

Medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, podem ser receitados. Além disso, pode ser necessária a restauração das regiões atingidas por bactérias. A raspagem, ou seja, procedimento de remoção mecânica da placa bacteriana, e a limpeza são realizadas em alguns quadros de periodontite.

No mais, a mudança de hábitos também é importante. As recomendações para evitar as doenças gengivais são as seguintes:

  • realize a higiene bucal diariamente e de forma adequada;
  • tenha uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcar;
  • evite fumar.

Causas e tratamentos das manchas na gengiva

Agora que sabemos quais são as doenças gengivais mais comuns, veremos, neste tópico, quais são as principais causas das manchas na gengiva e os tratamentos disponíveis. Acompanhe!

Estomatite

Todo processo inflamatório que acomete a mucosa da boca é chamado de estomatite. O tipo conhecido como gengivoestomatite herpética se manifesta assim que o organismo entra em contato com o vírus. Ela ocorre principalmente em crianças entre seis meses a cinco anos, mas também pode afetar crianças mais velhas e adultos, principalmente quando a imunidade está baixa.

Ela costuma causar o aparecimento de manchas vermelhas na boca e na garganta, que depois podem se espalhar por outras regiões, como o céu da boca e as gengivas, causando sangramentos. As lesões, muitas vezes, são confundidas com aftas, por conta das vesículas esbranquiçadas no centro e avermelhadas na borda.

Elas podem aumentar, romper-se e criar ligações umas às outras, formando úlceras muito doloridas. Também podem causar febre. O diagnóstico deve ser feito por um médico ou dentista e o tratamento mais comum é baseado em analgésicos, remédios antivirais e uma dieta especial.

Tártaro

O tártaro (ou cálculo dental) é notado mais comumente nos dentes. Normalmente é causado pelo acúmulo da placa bacteriana que endurece nos dentes quando a higienização não é feita adequadamente. Quando isso acontece, ele não pode ser removido apenas com a escovação e o bochecho, pois está “preso” à dentição.

Essas placas de tártaro, endurecidas e amareladas, não afetam apenas os dentes, elas também podem causar manchas pretas e amareladas escuras ou claras na gengiva, além de retração e hipersensibilidade. O tártaro pode ser removido pelo dentista, que utilizará um aparelho de ultrassom, além de instrumentos manuais e, se necessário, o jato de bicarbonato para raspar o tártaro e retirá-lo da superfície dos dentes.

Por meio dessa técnica, além de remover o tártaro, os dentes ficam mais lisos, evitando o acúmulo da placa bacteriana no futuro. É indicado que o paciente procure realizar a limpeza de placa bacteriana — chamada de profilaxia — duas vezes ao ano, embora esse tempo varie de pessoa para pessoa.

Além disso, como o tártaro também está diretamente relacionado com a alimentação. Ter uma boa dieta e nunca descuidar da higienização são formas eficazes de evitá-lo.

Implantação de amálgama

Essas descolorações da gengiva são comuns e benignas. Elas são formadas quando partículas de preenchimento prateado se fixam nos tecidos da boca. As manchas também podem acontecer se você tem dentes postiços, uma vez que partículas do metal se alojam dentro da gengiva. Eles podem ser pretos, azuis ou cinzas e parecer uma “tatuagem”.

Essas manchas são inofensivas e podem ocorrer com o tempo ou durante uma operação dental. Ainda que benigno, elas podem ser removidas por um dentista se você acha que elas atrapalham a estética bucal. Caso contrário, elas serão permanentes.

Manchas de melanina

O tecido da gengiva compartilha vários tipos de célula com a pele, incluindo o melanócito, que produz o pigmento melanina. Pessoas de pele preta têm a melanina em maior quantidade na mucosa gengival e, por isso, podem apresentar a “gengiva escura”. A pigmentação dessas áreas é, portanto, apenas uma característica genética e não é prejudicial à saúde.

Em alguns casos, pessoas de pele branca também podem ter a gengiva mais escura, afinal, somos um povo miscigenado e temos características de várias etnias. Caso incomode o paciente, porém, pode ser removida por meio de laser, repigmentação ou plástica.

Melanoma

As manchas causadas pela melanina, em casos raros, podem ser melanomas bucais. A doença ocorre quando as células produtoras do pigmento se tornam cancerígenas. Sim, o melanoma é um tipo de câncer e, apesar de ser raro entre as doenças que se iniciam pela boca é, certamente, uma das mais graves.

Ao contrário dos melanomas de pele, relacionados à exposição aos raios solares, as origens dos melanomas bucais não são bem definidas. Podem estar associadas ao cigarro e ao álcool. Por terem suas causas pouco conhecidas, a prevenção dos melanomas bucais não é simples.

Apesar de representarem apenas 0,5% de todos os tumores malignos orais, as manchas relacionadas aos melanomas são o motivo principal da urgência para procurar o profissional especializado quando elas surgem. Isso porque, quando a doença alcança um estágio avançado, costuma ser fatal. Contudo, os prognósticos são muito melhores se ela for descoberta no início.

Importância de diagnosticar a gengiva escura e dolorida

Como sabemos, a gengiva escura e dolorida representa que há algo errado com a saúde bucal. Logo, requer a ida imediata ao consultório odontológico. O dentista é o profissional recomendado para examinar a região e apontar o diagnóstico exato.

Seja qual for o problema, o diagnóstico precoce é importante para evitar o agravamento do quadro, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Uma gengivite, por exemplo, pode se transformar em periodontite. Da mesma maneira, o melanoma bucal pode evoluir, se não for tratado rapidamente, e se tornar irreversível.

Muitas vezes, por serem discretas, as manchas na gengiva não geram maiores preocupações aos pacientes. Podem, inclusive, nem ser notadas por muito tempo e, como já foi observado, realmente são raras as vezes em que elas indicam algum risco maior à saúde.

Ainda assim, ao perceber o surgimento de manchas, é fundamental consultar o dentista. Mesmo que incomuns, as manchas na gengiva podem, sim, significar algum problema mais sério e, nesse caso, o tratamento odontológico adequado é o único caminho para evitar consequências mais graves.

Manter a saúde bucal em dia, realizando a escovação e os bochechos regularmente e ter uma alimentação equilibrada são ações simples, mas que fazem toda a diferença para a prevenção das manchas nas gengivas e outros problemas bucais. Além disso, é importante realizar um acompanhamento periódico com um dentista em uma clínica na sua região, já que ele é capaz de ter uma visão mais abrangente da boca e notar irregularidades, caso surjam.

Afinal de contas, saber como vai a saúde da sua boca é de fundamental importância para evitar inconvenientes, como a gengiva escura e dolorida. Para quem deseja ter dentes saudáveis e bonitos, o acompanhamento regular com o profissional especializado, sem dúvida, é a melhor alternativa.

Agora você sabe o que significam as manchas gengivais e como tratá-las. Se quer ficar por dentro de todas as nossas novidades, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

26 comentários em “Manchas na gengiva: entenda o que significam e seus tratamentos

  1. Olá, estou com manchas escuras na gengiva e sinto dores, devo procurar algum dentista específico? Sou tabagista e faço consumo de bebida alcoólica, as manchas já tem algum tempo mais as dores começaram a pouco tempo.

    1. Primeiramente agradecemos seu contato Piero. Quanto as manchas o ideal é que você procure o quanto antes um cirurgião dentista e se possível um especialista em semiologia.
      Não precisa se assustar, existem vários tipos de mancha, entre eles manchas de melanina que não representam perigo algum, mas como você relata ter dores o melhor é procurar um diagnóstico o quanto antes.

  2. Bom dia últimamente minha gengiva inchou e apareceu uma mancha escura e amarela isso também inchou uma parte do meu rosto qual o diagnóstico disso
    obrigado

    1. Bom dia Damião
      Começo agradecendo seu comentário e lembrando também que é impossível somente através de seu relato fechar um diagnóstico, pois para isso é fundamental a realização de um exame clínico como também radiográfico. Através de seus comentários vamos lhe passar as prováveis causas para os sintomas observados. Quando ocorre um inchaço na gengiva as causas são variáveis, pois podem provir tanto de problemas inflamatórios da gengiva, dentes e até do conjunto chamado periodonto que engloba dentes, gengiva e osso.
      No caso em que nos contou provavelmente deva ser uma infecção vinda do dente mais próximo ao inchaço que está gerando um abcesso. Nesse caso o ideal é procurar atendimento para avaliarmos clinicamente os dentes como também através de radiografia. Se for esta a causa existem algumas formas de tratamento que serão escolhidas dependendo da característica do processo inflamatório, podendo ser tratamento endodôntico, canal, drenagem do abcesso ou extração. Espero ter te ajudado e principalmente te orientado a procurar atendimento o quanto antes.

  3. Olá, ultimamente notei que minha filha de 9 anos estava sempre com um mal hálito forte, foi aí que um dia olhei a boca dela, pra ver se tinha algum dente estragado e notei que a gengiva dela estava escura. Estou muito preocupada e não sei oque fazer.

    1. Olá Rosângela
      Muito provavelmente o que está acontecendo é um caso periodontal. Periodonto é o conjunto formado de osso, ligamentos e gengiva que ficam ao entorno dos dentes. Em casos de inflamação o quadro se apresenta com vermelhidão e também pode causar mau hálito. Portanto desde já é fundamental a escovação e uso de fio dental sempre após as refeições, caso sangre continue a higienizar pois é normal é só vai parar quando a inflamação passar. Pode ser somente gengivite ou periodontite a diferença é que uma tem a formação de tártaro então procure um odontopediatra para fazer o diagnóstico e atendimento. A Dra Bruna é nossa especialista e está na clínica todas as quartas feiras. Espero ter te ajudado.

  4. Olá, estou com uma dúvida. Apareceu uma manchinha pequena branca e redonda na minha bochecha bem perto do siso. Ela não dói nem nada é como se fizesse parte da pele da bochecha. Não sei quanto tempo está lá só reparei agora. O que poderia ser?

    1. Boa Tarde Aline
      Na localização próxima a que você nos refere pode ser um pequeno trauma causado pela mastigação o que chamamos de linha Alba, mas essa normalmente se expressa como linha e não como manchinha como relatou, então o melhor a se fazer é procurar um cirurgião dentista para avaliação, caso seja isso é simples e não tem problema algum caso não seja um profissional especialista em estomatologia poderá avaliar e fazer um diagnóstico completo. Espero ter te ajudado.

  5. boa tarde. ontem notei uma mancha marrom na gengiva do meu esposo e ele se queixa de dores no local ate proximo ao olho . esta mancha fica no maxilar . ele nao fuma e usa alcool de vez em quando. o que pode ser?ele fez um implante em abril deste ano , bem proximo ao local da mancha

    1. Ola Valmira, obrigada por sua pergunta. Através do seu relato fica um pouco difícil falar sobre o caso, pois é fundamental que se faça uma radiografia e outros exames complementares para se dar o diagnostico. Como é na região próxima do implante realizado em Abril minha orientação é que busque o implantodontista para que ele avalie a região. É provável que também possa ser proveniente de um dente ao lado do implante por este motivo o ideal agora é buscar o especialista.

    1. Olá Karina, agradecemos seu contato. Bom se você já tem gengivite ou doença periodontal o ideal sempre é que faça visitas ao dentista de 6 em meses. Esse prazo que passamos indica um tempo mínimo no qual podemos avaliar e diagnosticar o quanto antes um tratamento que você precisa realizar. Dessa maneira seu controle periódico pode ser de prevenção e não só curativo, de resolver quando existe dor. Provavelmente seu caso não seja estomacal, por isso te aconselho a agendar uma avaliação na qual te passaremos um diagnostico preciso do seu caso.

  6. Apareceu uma manchinha bem pequena encima do dente da frente,e está doendo o que pode ser?(sou tabagista)escovo os dentes no mínimo três vezes ao dia e uso fio dental.

    1. Ola Aline, agradecemos sua pergunta. Através de sua descrição podemos pensar em varias possibilidades diagnosticas. Existe uma diferença entre mancha, bolha, nódulo e muitas outras caracterizações que podem acometer as gengivas. Nesse caso a minha recomendação é que você nos procure para uma avaliação e faça uma radiografia, desta forma poderemos diagnosticar se o problema é do dente ou da gengiva e o quanto antes melhor poderemos solucionar esse problema. Espero ter te ajudado 

  7. Olá, ultimamente notei que minha gengiva está com umas manchas escuras ao redor dos dentes , o que deve ser , estou preocupada .

    1. Ola Debora, aconselho você a procurar um especialista em periodontia. Periodontia é a especialidade que cuida da gengiva e dos tecidos que suportam os dentes. Dessa forma poderemos te passar o diagnostico correto e enquanto isso você pode usar fio dental e escova macia, mesmo que apresente um pequeno sangramento continue a higienização que será importante para o restabelecimento da saúde gengival.

  8. Olá,estou com umas manchas vermelhas na gengiva na parte de cima dos dois lados,não dói,o que poderia ser??

    1. Olá Edilaine
      Não podemos lhe passar um diagnostico somente através do seu relato. A gengiva e o periodonto por completo apresentam inúmeras características que podem ser de normalidade ou não como algumas colorações, aspecto da superfície entre outros. Por este motivo, o ideal é que você nos procure para uma avaliação clínica na qual poderemos te falar com exatidão qual o procedimento a seguir. Espero ter te ajudado.

  9. Bem eu tenho notado q em volta de um dente tem ficado escuro mais so em volta dele oq pode ser ? E como tratar n

    1. Ola Douglas, obrigada por sua pergunta. Não é possível fazer um diagnostico somente através de seu relato, para isso seria necessário uma avaliação para realização de exame clinico e também radiográfico. Para essa característica podemos imaginar diversas situações como, por exemplo, a presença de tártaro. O tártaro ou calculo dental é a calcificação da placa bacteriana que se não removida pode se calcificar e ficar aderida na cervical, em volta, dos dentes. Por este motivo é importante que não deixe de fazer uma consulta periódica ao dentista, pois dessa maneira os acometimentos odontológicos podem ser tratados desde o inicio gerando um prognostico bem mais favorável.

    1. Olá Jhonny, é muito importante que estejamos assim, sempre atentos a toda e qualquer alteração que possa vir a ocorrer em nossa boca. Nesse caso é fundamental que você passe em avaliação odontológica para que possamos diagnosticar e buscar o melhor tratamento, mas minha recomendação sempre é que mesmo assim continue o uso do fio dental e escova macia para manter uma boa higienização. Agende sua avaliação para que possamos te ajudar.

  10. Boa noite !!!!! Eu gostaria de tirar uma dúvida. Tem alguns dias que estou com a gengiva meio escura como se fosse umas manchas meio rouxas estou meio preucupada . Você poderia me falar se isso pode ser normal ?

    1. Bom dia Maria de Fatima. Qualquer alteração que você note tanto de coloração quanto no volume não são normais e por este motivo ressaltamos a necessidade de procurar um cirurgião dentista periodicamente de 6 em 6 meses. Na grande maioria essas alterações são de origem inflamatória e por este motivo requerem o cuidado de um periodontista que é o especialista em tratamento das gengivas e tecidos suportes. Não fique preocupada, mas procure um profissional para uma avaliação clinica que possa sempre tirar suas duvidas.

  11. Olá! Então recentemente eu tive cárie, fui ao dentista e ele retirou a carie, mas eu ainda não voltei para preencher o espaço q foi deixado no meu dente, e eu comecei a sentir uma dor muito intensa nesse dente, quando eu fui olhar para ver oq estava acontecendo eu vi na parte q costumava ter dente estava completamente marror, além de q mimha gengiva está bem inchada, eu sei q devo ir ao dentista o quanto antes, mas gostaria de saber quais as possíveis causas, obrigada!

    1. Olá Kimberly, quando uma cavidade dentária fica aberta, os resíduos alimentares chamados de placa bacteriana se acumulam e com isso ocorre a carie. Como você disse o dente ficou aberto sendo assim ocorreu nova formação de cárie. O recomendado é que você busque atendimento o quanto antes, pois a carie pode evoluir para uma inflamação na polpa dental e assim ser necessário o tratamento endodontico, conhecido como canal. Espero ter te ajudado

Deixe uma resposta

-