A lente de contato para dentes tem se tornado febre entre os artistas e está cada vez mais popular. Ela é indicada para quem quer ter um sorriso mais bonito, mais branco e mais simétrico, sem aquelas pequenas falhas que às vezes podem incomodar.

Quer saber mais sobre esse procedimento que muitos já estão fazendo? Então continue lendo este texto e tire as suas dúvidas!

O que é a lente de contato para dentes?

Fabricadas em porcelana, as lentes ficam extremamente finas e levemente transparentes para dar um acabamento perfeito e o mais natural possível. Elas são fabricadas por uma impressora 3D após um dentista especializado verificar as medidas do paciente. As lentes são aplicadas sobre os dentes, uma a uma.

O nome lente de contato não é por acaso. Devido à sua espessura — entre 0,2mm e 0,4mm —, usou-se a mesma nomenclatura dada às lentes usadas nos olhos.

Qual é o objetivo desse procedimento?

A aplicação de lente de contato dental tem como principal objetivo a estética. Quem quer deixar o sorriso mais bonito por mais tempo acaba optando por essa técnica que é muito prática. Em apenas 2 horas dentro do consultório você já sai com um sorriso de capa de revista.

E não é só na coloração a diferença estética das lentes de contato. O formato do dente também fica mais simétrico — o alinhamento com os outros dentes é perfeito.

Como funciona a técnica?

A primeira consulta com o dentista é direcionada para verificar o molde do seu sorriso. A partir disso, o profissional corrigirá a cor dos dentes, o tamanho de cada um e analisar como o sorriso deve ser moldado de acordo não apenas com o formato dos outros dentes, mas com o seu rosto e até mesmo com os seus hábitos de vida.

Esse modelo, que é montado por meio do molde e também por fotografias, é desenvolvido e passará pelo paciente para ser aprovado antes de ser enviado para o especialista em próteses. Esse, por sua vez, produzirá as lentes de contato feitas de materiais resistentes por meio da impressão 3D.

Após aproximadamente 2 semanas, você voltará ao dentista para que as lentes sejam colocadas. O profissional “alisará” a superfície do seu dente natural para que a fixação da lente seja a melhor possível — por meio uma cola específica para o procedimento.

Quanto custa?

O preço da técnica pode ser considerado uma das maiores desvantagens se for levado em conta apenas o valor. Cada lente custa, em média, de mil a 3 mil reais, mas como o objetivo é estético, a lente não precisa ser aplicada em todos os dentes e, normalmente, é mais utilizada nos dentes da frente — ou seja, em cerca de 16 dentes.

Porém, se você considerar que é um procedimento que dura anos, o custo-benefício pode ser bem vantajoso. Uma lente colocada por um bom profissional e com bons materiais pode durar até 20 anos. Isso também dependerá dos seus cuidados em casa com a limpeza e das visitas ao dentista na frequência recomendada.

Quais são as vantagens?

Além das vantagens estéticas, é possível encontrar várias outras, como o fato de que os dentes ficam preservados. Nessa técnica não é necessário desgastar muito do dente natural e, em muitos casos, não é preciso remover nada. Outro benefício é o fato das lentes serem resistentes a manchas, assim você ficará com um sorriso branco por muito tempo.

Outra vantagem importante é a emocional. A sua autoestima ficará muito maior com um belo sorriso, sem contar que isso mostra um comportamento cuidadoso com a aparência — algo valorizado dentro das empresas.

Gostou de saber um pouco mais sobre a lente de contato para dentes? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!