Grávida e sorridente: conheça os cuidados que você deve ter com os dentes durante a gravidez

4 minutos para ler

Ao longo de nove meses, a gravidez provoca diversas alterações no corpo da mulher. Sejam hormonais, físicas ou emocionais, o corpo sofre essas modificações para manter e receber o bebê. O problema é que, nesse turbilhão de mudanças, problemas bucais podem aparecer e comprometer a saúde da mãe e também a do filho.

Pensando nisso, separamos aqui alguns cuidados com os dentes na gravidez que são imprescindíveis para uma gestação saudável. Você verá que são hábitos simples, mas que geram grandes resultados. Confira!

1. Beber bastante água

Durante a gestação, é comum a sensação de boca seca em diversos momentos do dia. Isso ocorre devido às alterações que levam a um quadro de hipossalivação, ou seja, baixa produção de saliva.

Acontece que a saliva desempenha papel fundamental na saúde bucal, pois ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias, mantendo os dentes íntegros.

Beber bastante água para manter a cavidade oral hidratada e mascar chicletes sem açúcar por curtos períodos para estimular a produção de saliva são maneiras de mudar esse cenário.

2. Esperar para escovar os dentes após os enjoos

Principalmente nos primeiros meses, muitas grávidas sofrem os famosos enjoos. Além de serem um evento desagradável para o estômago, eles também não são bons para os dentes. Os ácidos provenientes do vômito são responsáveis por causar o que chamamos de erosão dental, que nada mais é que um desgaste no esmalte dos dentes.

Quando vomitamos, é comum querermos escovar os dentes para tirar o gosto ruim da boca, mas esperar um pouco é essencial. Ao escová-los logo após os vômitos, o desgaste pode ser ainda maior. O ideal é enxaguar a boca abundantemente e só fazer a escovação após 30 minutos (no mínimo).

3. Escovar bem a região do colo dental

O problema bucal mais comum que acomete a maioria das gestantes é a gengivite. A maior produção de estrogênio e progesterona pela placenta acarreta modificações vasculares. Essas, por sua vez, facilitam o ataque de bactérias que encontram o ambiente favorável para se reproduzirem, provocando vermelhidão, inchaço e sangramento na gengiva.

Assim, um dos maiores cuidados com os dentes na gravidez é escovar bem a região do colo dental. Ela é área em que os dentes e a gengiva se encontram e é propícia para o acúmulo de alimentos. Ao escová-la bem, você evita que o quadro se instale ou piore.

4. Evitar o consumo de açúcares a todo momento

Qual gestante nunca ouviu o ditado de que durante a gravidez é preciso comer por dois? Apesar de ser um mito, muitas mulheres adotam hábitos negativos com relação à alimentação, consumindo muitos carboidratos e, além do mais, em intervalos curtos ao longo do dia.

É necessário atenção para que os dentes não sofram nesse processo, afinal, os açúcares presentes nos alimentos são uma ótima fonte para a multiplicação das bactérias que causam cáries.

Consultar-se com um nutricionista e evitar o consumo desses alimentos a todo momento é essencial para uma gravidez saudável e um belo sorriso.

Cuidar dos dentes é de extrema importância não só durante a gravidez, mas antes e depois dela também. Com as inúmeras mudanças, prezar pela boa saúde bucal é fundamental. Não espere para adotar hábitos saudáveis! 

Se você gostou desse post, compartilhe com suas amigas nas redes sociais, assim todos ficam por dentro desse assunto tão relevante!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-