Esmalte dental: confira 5 dicas para evitar o desgaste

3 minutos para ler

Composto por um tecido mineralizado e muito resistente, o esmalte dental tem a função de proteger as outras camadas dos dentes, que são a dentina, o cemento e a polpa dentária. Se você tem problemas com a sensibilidade dos dentes, provavelmente a causa é o desgaste do esmalte dental.

Neste post, listamos 5 dicas para evitar o desgaste do esmalte dental. Confira:

1.Evite alimentos ácidos e com muito açúcar

A ingestão de alimentos ácidos e com grande quantidade de açúcar — como refrigerantes e frutas cítricas — podem causar a desmineralização do esmalte e o amarelamento dos dentes. Esses problemas, por sua vez, podem levar a casos de cáries e de infecções.

O ideal é evitar esses alimentos ao máximo. Mas sabemos que nem sempre é fácil ter uma dieta muito restrita. Nesse caso, você pode optar por tomar os líquidos com um canudo e evitar deixá-los por muito tempo na boca, em contato com os dentes.

Vale lembrar que escovar os dentes logo após o consumo de bebidas ácidas não é recomendado, pois o dente estará sensível e poderá ser desgastado durante a higiene bucal. Enxágue a boca e aguarde 1 hora para realizar a escovação.

2. Verifique se você sofre de bruxismo

O bruxismo é uma doença que provoca o ranger dos dentes de forma involuntária. E, apesar de causar muitos danos à saúde bucal, muitas pessoas não sabem que o têm, já que ele costuma ocorrer principalmente durante o sono.

A causa normalmente está relacionada ao estresse, e o tratamento é feito com uma placa miorrelaxante, que protege os dentes de desgastes, alivia as articulações e relaxa a musculatura.

Para o tratamento do bruxismo, também pode ser necessário contar com a ajuda de um profissional que colabore com a administração dos quadros de estresse e de ansiedade.

3. Trate as doenças gástricas

O líquido do estômago é ácido porque precisa auxiliar na digestão dos alimentos. E doenças gástricas — como bulimia, anorexia e refluxo — fazem com que os dentes entrem em contato com esse líquido, o que promove o desgaste.

Nesse caso, o tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar, que fará o tratamento das desordens somáticas e psicossomáticas.

4. Escove os dentes adequadamente

Algumas pessoas, procurando ter uma boa higiene bucal, escovam os dentes com força. Isso, no entanto, é um equívoco, já que a pressão excessiva pode desgastar o esmalte dental e fazer com que a dentina fique mais exposta.

O ideal é fazer movimentos circulares de forma suave, utilizando uma escova de dentes com cerdas macias.

5. Escolha bem o creme dental

Embora o esmalte dental não possa ser recuperado naturalmente, evitar que ele se desgaste mais ainda é importante. Além de realizar o acompanhamento com o dentista, utilizar o creme dental adequado também é de grande ajuda.

Atualmente, muitos deles têm fluoretano estanoso, uma substância excelente para quem tem desgaste do esmalte dental, pois bloqueia os canalículos da dentina e impede a hipersensibilidade nos dentes.

Agora que você já sabe formas de evitar o desgaste do seu esmalte dental, que tal dividir essa informação com os seus amigos nas redes sociais? Compartilhe este texto e ajude outras pessoas a terem uma boa saúde bucal!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-