Entenda os efeitos da depressão na saúde bucal

3 minutos para ler

Cuidar da saúde não significa apenas redobrar a atenção com a prática de exercícios físicos ou com a alimentação. Embora sejam atitudes importantes, a saúde mental também deve ser sempre uma preocupação. Os efeitos da depressão são capazes de atingir todo o corpo, prejudicando o bom funcionamento do organismo.

E, como a rotina corrida das pessoas tem tornado o estresse e a depressão cada vez mais comuns, buscar informações é o primeiro passo para tomar consciência e tentar afastar o problema de vez.

Como os efeitos da depressão atingem a saúde bucal?

A depressão é uma doença psiquiátrica, em que os distúrbios frequentes de humor e a falta de ânimo podem acabar afetando inclusive a saúde bucal. Alguns dos seus sintomas mais característicos são:

  • Baixa autoestima;

  • Tristeza profunda;

  • Perda de apetite e de energia;

  • Insônia ou hipersônia;

  • Sentimentos como desesperança, culpa e inutilidade;

  • Pensamento em morte e tentativas de suicídio.

O principal efeito vem da negligência com a higiene oral, que aumenta os riscos de doenças periodontais, cáries, perda dentária, entre outros danos. Outra motivação vem do tratamento com antidepressivos, que podem gerar efeitos colaterais indesejáveis como a diminuição da saliva, causando infecções, cáries, fissuras, etc.

Caberá então a um profissional especializado avaliar cada caso com cautela, oferecendo um atendimento bastante humanizado e individual, de acordo com a condição psicológica de cada paciente.

Qual o tipo de tratamento recomendado?

O tratamento deve visar as causas da doença e não somente os seus efeitos na saúde bucal. É claro que os dentes devem ser restaurados e todos os procedimentos odontológicos necessários devem ser realizados.

Porém, se o tratamento não cuidar das origens do problema, dificilmente os sintomas serão controlados e deixarão de afetar o organismo. Portanto, é recomendável que haja um tratamento conjunto de profissionais como médicos, psicólogos e dentistas, inclusive para prevenir interações medicamentosas perigosas.

Que cuidados podem ser tomados?

A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, o essencial é manter uma boa rotina de escovação e completa higiene oral para evitar doenças e problemas na boca.

Mas como se sabe, o paciente com depressão nem sempre consegue continuar cumprindo suas atividades diárias. Nesse sentido, a ajuda de uma pessoa próxima pode ser importante, tanto para acompanhar o tratamento como para auxiliar que os cuidados sejam mantidos.

Além disso, algumas medidas contribuem para aliviar ou evitar a depressão, como a prática de exercícios físicos regulares, uma alimentação equilibrada, o convívio social e os momentos de prazer e entretenimento. A terapia psicológica também pode ser uma boa aliada, para trabalhar as origens emocionais da doença.

Enfim, cuidar da saúde bucal é imprescindível visto que a perda de dentes e de um sorriso bonito podem ainda ser motivo de isolamento social, insatisfação e até de um processo depressivo. Logo, para impedir que esta seja uma realidade, não podemos nunca deixar os cuidados de lado.

Você já conhecia os efeitos da depressão na saúde bucal? Que tal compartilhar este post e informar também os seus amigos sobre os seus prejuízos para a uma boa qualidade de vida? Ajude a disseminar este alerta!

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-