Entenda como funciona a aplicação de botox para tratamentos bucais

6 minutos para ler

O botox é conhecido, pela maioria das pessoas por ser bastante usado em clínicas de dermatologia ou de cirurgias plásticas. Afinal, sua principal aplicação, durante anos, foi voltada em grande parte para fins estéticos ou de restauração.

Com o avanço da tecnologia, novas formas de aplicação foram descobertas e, atualmente, uma das áreas que mais vêm utilizando esse recurso é a odontologia.

A aplicação de botox pelos dentistas traz muitos benefícios para tratamentos bucais, mas poucas pessoas sabem disso e não fazem ideia de como o processo funciona. Leia este artigo que preparamos e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! Confira!

Aplicação de botox: a nova técnica usada pelos dentistas

O que é o botox?

O botox, chamado pela comunidade médica de toxina botulínica, é uma substância secretada pela bactéria Clostridium Botulinum, a mesma que causa botulismo. A diferença é que o botox é preparado e neutralizado, de forma que, quando usado em pequenas quantidades, mostra-se bastante eficaz nos diversos tratamentos médicos.

O botox já era utilizado pelos dentistas há alguns anos, porém, em 2016, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) autorizou que sua área de atuação fosse ainda mais abrangente.

Para se ter ideia, até o ano retrasado os dentistas só podiam fazer uso do botox em regiões intrinsecamente ligadas à boca. Hoje em dia a história é diferente: a toxina botulínica pode ser usada até na região próximo da sobrancelha, desde que seus fins estejam relacionados a tratamentos de caráter bucal.

Como ele funciona no nosso organismo?

De maneira geral, o botox age bloqueando o impulso nervoso nas fibras musculares. No âmbito celular o processo é explicado da seguinte forma: a toxina botulínica impede a liberação da acetilcolina, neurotransmissor de grande atuação nos impulsos nervosos, transportando as mensagens ao cérebro.

Quando isso ocorre o paciente para de sentir dor, já que os músculos relaxam ou então apresentam uma movimentação muscular melhorada, dependendo do local em que foi aplicado.

É importante lembrar que o botox só começa a agir depois de 4 dias após a aplicação e, como o corpo começa a criar anticorpos contra a substância, são necessárias consultas de reposição a cada 90 dias, no mínimo.

Tratamentos bucais com o uso do botox

A aplicação de botox cresceu muito nos dias de hoje, ainda mais depois das autorizações efetuadas pelo CFO. São cinco os principais tratamentos bucais que utilizam o botox: bruxismo, sorriso gengival, distonia, disfunções da ATM e sialorreia. Confira a seguir as informações de cada um!

Bruxismo

A partir de pesquisas recentes, verificou-se que aproximadamente 30% dos brasileiros sofrem de bruxismo. É o famoso ranger dos dentes que se dá, principalmente, quando dormimos. O bruxismo ocorre porque o músculo, chamado masseter, trabalha além da conta, desgastando os dentes e causando dor de cabeça quando acordamos.

Ao aplicar o botox no masseter a tensão muscular diminui e o músculo não tem força para efetuar o atrito entre os dentes. Com isso, o problema vai embora.

Sorriso Gengival

Algumas pessoas sentem-se envergonhadas ao sorrir porque suas gengivas ficam muito expostas nessas horas. Antes esse problema estético era resolvido somente com intervenção cirúrgica, mas agora o botox tornou-se um grande aliado para cessar o problema.

Ao aplicar uma pequena quantidade da substância no músculo interno do buço, o lábio fica impedido de subir. Mantendo o lábio no lugar, a gengiva fica menos evidente, sem criar sensação de paralisação ou desconforto. Vale lembrar que a aplicação de botox nesse caso só vale para situações em que a distância entre o lábio e a gengiva não exceda três milímetros.

Distonia

A distonia é um movimento involuntário que pode acontecer em diversas regiões do corpo, como na boca. Quem possui distonia sofre de contrações involuntárias constantes e espasmos que podem atrapalhar na mastigação, na deglutição e até mesmo na fala.

A aplicação de botox em regiões específicas mostrou-se bastante eficaz no controle dos espasmos e os pacientes tiveram suas funções motoras corrigidas, levando uma vida normal desde então.

Disfunções da ATM

ATM é a sigla para articulação temporomandibular, uma articulação responsável por conectar o maxilar ao crânio. Sua disfunção é detectada quando o paciente tem a sensação de ter sua mandíbula deslocada para frente, como se estivesse “saltada” ou travada.

O botox alivia a tensão e permite a movimentação suave da mandíbula, além de retirar a dor excessiva e os estalos que normalmente ocorrem.

Sialorreia

A sialorreia também é um problema muito comum entre os brasileiros. Trata-se da produção excessiva de saliva, o que compromete a respiração e a deglutição.

O tratamento da sialorreia pelo botox mostrou-se bastante eficaz, mas os melhores resultados aparecem depois de cinco meses de tratamento, quando a saliva é controlada e os músculos da face, reeducados corretamente com as aplicações.

Contraindicações e outras recomendações

O botox oferece praticamente nenhum perigo à saúde. É uma substância bem preparada e raramente proporciona efeitos colaterais negativos. A contraindicação, no entanto, fica para gestantes e lactantes, que devem evitar os procedimentos nessa fase.

A recomendação também vale para alérgicos à toxina botulínica, à lactose e à albumina. Portadores de doenças neurológicas e motoras também não devem se sujeitar à aplicação sem uma recomendação médica.

Outra dica muito importante fica para os indivíduos que estão tomando o antibiótico aminoglicosídeo. Essa substância pode agravar os efeitos do botox e proporcionar consequências irreversíveis e muito perigosos à saúde. Cuidado!

A aplicação de botox tornou-se um advento importantíssimo entre a comunidade médica, principalmente entre os dentistas, pois, além de proporcionar um efeito estético extremamente agradável ao paciente, garante-lhe segurança e o ajuda nos mais diversos tratamentos bucais.

É muito importante que, quando iniciado, o tratamento seja levado à risca até o fim. O corpo vai se acostumando com a substância e a sua ação pode, aos poucos, perder a força.

A reposição, portanto, é indispensável e proporciona resultados extremamente satisfatórios quando combinados à assistência do dentista ou do odontologista, seu aliado para tudo que é relacionado à saúde bucal.

Entendeu tudo sobre a aplicação de botox para tratamentos bucais? Para mais informações sobre esse e outros assuntos interessantes, não deixe de assinar nossa newsletter!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-