Entenda como é importante criar e manter hábitos saudáveis

4 minutos para ler

Quando falamos em hábitos saudáveis, muita gente já pensa se tratar de uma mudança radical na vida, incluindo uma dieta extremamente restrita e exercícios intensos. No entanto, para tornar sua vida mais saudável é preciso ir muito além disso.

É necessário entender que essa mudança tem uma importância muito grande para obter uma boa qualidade de vida e que ela não é tão difícil assim de ser alcançada. No texto de hoje te ajudaremos a criar uma rotina saudável e também a mantê-la, confira!

Comece pela mente

Ainda que muitas vezes seja colocada de lado, a saúde mental é extremamente importante para que você consiga de fato ter hábitos saudáveis. Isso porque ela pode te ajudar a alcançar seus objetivos muito mais facilmente quando está em equilíbrio.

Além disso, o estresse pode afetar até mesmo o sistema imunológico, fazendo com que você fique mais propenso a contrair diversas doenças. É por esse motivo que começar mantendo a mente sã é tão importante.

Tente realizar regularmente atividades que realmente te deixem relaxado, seja a leitura de um livro ou até mesmo um passeio com os amigos ou com a família.

Livre-se do sedentarismo

Muito perigoso para a saúde, o sedentarismo é ainda mais problemático do que a obesidade. Sendo assim, realizar exercícios físicos é muito importante para quem quer ter hábitos saudáveis.

Se você tem dificuldade em incluir esse tipo de atividade na sua rotina, uma dica é realmente colocá-la como uma tarefa constante a ser feita, seja antes ou após o trabalho, ou entre outras tarefas que você faça cotidianamente.

Tenha uma alimentação balanceada

A parte que mais pessoas costumam se queixar é a de excluir muitos alimentos que estão acostumados a ingerir, incluindo as frituras, os doces e os refrigerantes. Embora seja de fato muito importante se alimentar bem, você não precisa necessariamente cortar todos de imediato, pois essa estratégia não funciona com todos.

Vá aos poucos substituindo os alimentos que você sabe que são prejudiciais, por outros mais saudáveis, mas que você também gosta. Com o tempo você passará a não sentir falta deles e conseguirá manter esse hábito saudável com naturalidade.

Deixe de lado os regimes que podem prejudicar a sua saúde e não crie metas muito difíceis de serem alcançadas, pois, apesar de poder dar resultados, aos poucos você acabará se desmotivando e recuperando o peso, além de não ser, de fato, um hábito saudável.

Faça sempre um check up

Você é do tipo de pessoa que só vai ao médico quando está doente? Saiba que está colocando sua vida em risco, afinal, o check up é essencial para detectar doenças em estágio inicial, pois assim elas podem ser tratadas.

É importante lembrar que esse check up precisa incluir o cuidado com a saúde bucal, já que ela interfere diretamente na sua saúde como um todo.

Pessoas que não têm o cuidado necessário com a saúde da boca podem sentir dores de cabeça, desgastes dos dentes, dores nas articulações da mandíbula e outros incômodos.

O inverso também acontece, pois, como mostramos nesse artigo, doenças como a depressão podem afetar a saúde bucal. Para começar a cuidar melhor da sua saúde, crie o hábito de ir ao dentista e também realizar exames de rotina periodicamente.

Com o tempo, você verá como ficará mais fácil incluir esse e outros hábitos saudáveis na sua vida, o importante é não desistir.

Agora que você já sabe como criar e manter os hábitos saudáveis, compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-