Dentistas em São Paulo: a importância de ter uma clínica por perto

7 minutos para ler

Qual a distância da sua casa até o consultório do seu dentista? E do trabalho? Por mais que algumas pessoas acreditem que essas informações sejam secundárias, ao escolher uma clínica odontológica para realizar o seu tratamento, elas são fundamentais. Se você mora ou trabalha na região paulista, por exemplo, é importante que procure por um dentista em São Paulo que esteja bem localizado.

Parece até um pouco óbvio, mas algumas pessoas acabam escolhendo clínicas mais distantes, seja por indicações de amigos e familiares, seja por conta da facilidade dos convênios. Entretanto, essa pode não ser a melhor opção. Hoje mostraremos por que você deve escolher uma clínica mais próxima dos locais que você mais frequenta. Veja!

Quais os principais motivos para procurar uma clínica com uma boa localização?

Abaixo, veja quais as vantagens de contar com um profissional da sua região.

Deslocamento rápido e sem estresse

Imagine não precisar passar duas ou três horas no trânsito para ir às consultas. Parece ótimo, não é? Esse é o benefício principal de optar por um consultório em regiões próximas aos locais em que você mais circula.

Assim, você evita atrasos e pode aproveitar horários livres, como a hora do almoço no trabalho, para comparecer ao dentista e realizar seu tratamento.

Atendimento rápido em casos de emergência

Nunca se sabe quando uma emergência odontológica vai acontecer. Você pode estar praticando um esporte e fraturar o dente, dores fortes nos dentes ou gengivas podem surgir, a coroa antiga pode descolar ou você pode machucar o maxilar. Até mesmo no dia a dia, acidentes podem acontecer, como morder a língua ou a bochecha durante a refeição, causando um sangramento ininterrupto. Além disso, algum alimento pode ficar preso, sem que seja possível usar o fio dental para retirá-lo.

Essas são algumas situações emergenciais em que o atendimento precisa ser realizado rapidamente, para conseguir reduzir os danos ao máximo ou parar as dores, que podem ser intensas. Se o consultório estiver longe do local em que você está, o resultado do tratamento poderá ser afetado. Ademais, o incômodo durará mais tempo.

Saúde bucal em dia

O dentista não deve ser procurado apenas quando os dentes estão doendo. Visitar esse profissional regularmente é um dos passos mais importantes para manter a sua saúde bucal em dia. Durante a consulta, o profissional verificará se está tudo ok com os seus dentes. Se algo estiver errado, ele lhe indicará o melhor tratamento.

Além disso, as visitas regulares ao dentista ajudam a prevenir algumas doenças, como a cárie, a gengivite e a periodontite, complicações de origem endodôntica (canal) e até o câncer de boca.

Outros motivos para visitar o dentista regularmente

A cavidade bucal é um dos principais focos de infecção do corpo. Afinal, muitos dos microrganismos iniciam sua colonização na boca. O sistema circulatório pode transportar as bactérias da periodontite, por exemplo, para o coração, desencadeando endocardite bacteriana ou outras doenças de origem cardiovascular.

Essas bactérias podem gerar doenças cerebrovasculares, pulmonares, gastrointestinais, entre outras. Dessa forma, fazer visitas regulares ao dentista previne vários problemas de saúde.

Outro motivo muito importante para não se esquecer do dentista é a sua autoestima. O sorriso é o seu cartão de visitas, por isso, mantê-lo alinhado, com coloração adequada e hálito agradável é essencial para aumentar a autoestima. Isso gera mais autoconfiança e melhora a saúde mental.

Qual a importância da prevenção?

A visita regular ao dentista é o principal meio de prevenir as doenças que acometem a cavidade bucal. Entretanto, existem cuidados diários que você deve realizar em casa para manter a sua saúde sempre em dia. São eles:

  • uso do fio dental diariamente;
  • uso de escovas dentais com cabeças pequenas e cerdas arredondadas, macias ou ultramacias;
  • escovação sempre após as refeições;
  • escovação sem colocar força excessiva, para não causar abrasão nos dentes e não machucar e/ou retrair a gengiva;
  • uso de cremes dentais com flúor, a fim de prevenir o aparecimento de cáries;
  • uso de enxaguantes bucais (o uso não substitui a escovação);
  • consumo de alimentos saudáveis (como verduras, legumes e frutas);
  • não fumar (o cigarro favorece o aparecimento de manchas nos dentes, o desenvolvimento de periodontite e pode aumentar a predisposição ao câncer bucal).

Destaca-se que a prevenção das doenças bucais deve começar desde cedo, logo quando os primeiros dentes começam a nascer. Dessa forma, a criança entenderá a importância do cuidado com a sua saúde bucal e desenvolverá hábitos saudáveis.

Quais são os procedimentos preventivos realizados pelo dentista?

O profissional realizará uma avaliação na sua boca para diagnosticar qualquer alteração existente. Caso haja um problema, ele tratará a questão. Do contrário, serão realizados procedimentos preventivos.

Esses procedimentos consistem na profilaxia profissional, ou seja, na “limpeza”. Isso porque, mesmo que sua higienização seja regrada, alguns dentes podem ficar com restos de alimentos, causando inflamação em pequenos pontos da gengiva ou até mesmo formando o cálculo dental (tártaro).

Outro procedimento preventivo muito realizado é a aplicação tópica de flúor e de selantes, para reduzir o risco de cáries. O flúor também pode ser utilizado para a redução da sensibilidade dentária.

A localização da clínica tem relação com a qualidade dos serviços oferecidos?

Ao procurar um profissional, algumas pessoas ainda acreditam que as clínicas dos bairros menores não são tão boas quanto os consultórios localizados no centro, o que é um grande engano. Muitos dentistas em São Paulo optam por trabalhar mais perto de suas casas. Assim, como os custos para manter a clínica são menores nos bairros, o valor dos procedimentos também acaba sendo reduzido para os clientes.

Portanto, a localização nada tem a ver com a qualidade do tratamento. Inclusive, algumas clínicas em bairros menores apresentam uma qualidade superior quando são comparadas às clínicas centrais.

Sendo assim, quando for escolher a melhor clínica para cuidar da sua saúde bucal, além de analisar algumas características, como a qualidade, a reputação do local, a especialização dos profissionais, o atendimento e os valores, verifique também a distância e a facilidade de acesso que você terá para chegar ao estabelecimento. Existem muitos dentistas em São Paulo, por isso, escolha o serviço de acordo com as suas necessidades.

Deu para entender um pouquinho da importância da prevenção na Odontologia? Que tal agendar já uma consulta e garantir a sua saúde bucal? A Qualimplan é uma excelente clínica, que contrata os melhores profissionais. Assim, você poderá encontrar seu dentista em São Paulo! Além disso, ela tem como objetivo atender seus pacientes com eficiência, assegurando o bom resultado dos procedimentos. Entre em contato conosco e confira as vantagens de ser um de nossos pacientes!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-