Creme dental: qual a quantidade certa para a escovação perfeita?

3 minutos para ler

Você já deve saber que o creme dental é indispensável para garantir uma higiene bucal adequada, não é mesmo? Além de combater a presença de placas bacterianas, a pasta de dente também é uma maneira de impedir o surgimento de cáries nos dentes.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é a quantidade em excesso que vai permitir a limpeza e uma escovação perfeita. Com base nesse engano comum, resolvemos mostrar no post de hoje qual é a quantidade ideal de creme dental para promover uma escovação.

Lembre-se de que a higiene bucal é fundamental para garantir um sorriso bonito e saudável. Se você ficou interessado, continue com essa leitura para saber mais!

Afinal, qual é a quantidade certa de creme dental?

A quantidade de creme dental para escovar os dentes deve ser dosada de acordo com a fase da vida de uma pessoa. Em geral, o recomendado é utilizar para as crianças aproximadamente 0,1 gramas, que equivale ao tamanho de um grão de arroz cru.

Já para os adultos, o indicado é utilizar nas escovas de dente um pouco mais, mas sem exagerar. A quantidade correspondente ao tamanho de um grão de ervilha é uma boa referência.

Por que existe uma quantidade certa?

A quantidade adequada deve ser utilizada para garantir a limpeza e a proteção dos dentes. Enquanto usar pouco demais pode impedir que a higienização seja feita, quantidades exageradas refletem diretamente na saúde no paciente.

Vale mencionar que o ideal é usar quantidades pequenas, mas suficientes para assegurar a saúde do seu sorriso, como nós já mencionamos.

O que o excesso de pasta de dente pode provocar?

O creme dental é composto de várias substâncias — entre elas, o flúor. Essa substância também é encontrada em diversos produtos consumidos diariamente, como a água tratada e o peixe.

Ela é fundamental para manter o sorriso resistente a cáries, para garantir dentes fortes e saudáveis e para equilibrar a flora da boca. No entanto, o excesso do produto utilizado diretamente nos dentes pode trazer uma série de problemas.

Em crianças, pode ocorrer uma fluorose, que é causada justamente pelo elevado consumo de flúor durante a formação dos dentes dos pequenos, em geral até os 5 anos de idade. Esse problema se caracteriza por uma alteração de cor no esmalte dental, ou seja, pelo surgimento de manchinhas brancas. O flúor também tem uma toxicidade aguda que pode gerar vômitos, ânsia e mal-estar, até mesmo em adultos.

Ainda vale falar que o excesso de pasta produz uma elevada quantidade de espuma, que dificulta a visualização da escovação e aumenta a probabilidade de o elemento ser ingerido com facilidade. Caso isso aconteça, é indispensável procurar uma clínica odontológica com profissionais especializados, pois pode ser prejudicial à saúde do organismo.

Agora que você já viu qual é a quantidade ideal de creme dental para promover uma higienização perfeita, não perca tempo e fique atento a essas dicas. Não se esqueça de que a limpeza é essencial para garantir um sorriso saudável, bonito e, consequentemente, mais bem-estar e qualidade de vida.

Se você gostou do nosso post, confira também como escolher um bom creme dental para o dia a dia. Até a próxima!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-