Cores de aparelho ortodôntico: como usar a seu favor?

12 minutos para ler

Você sabia que as cores do aparelho ortodôntico são capazes de expressar a sua personalidade e gosto pessoal? É isso mesmo! Escolhas desse tipo revelam mais sobre nós do que muitas pessoas imaginam.

A cor do sorriso pode ser definida na escolha das borrachinhas dos bráquetes e até mesmo do próprio aparelho dentário, e isso fará toda a diferença na forma como você vai se sentir. Afinal, é possível ficar mais seguro e otimista optando por um tom que combine com seu perfil.

Sabendo disso, preparamos este post com dicas de como acertar na cor do seu sorriso e ainda para apresentar a você o aparelho invisível. Já conhece? Continue lendo para descobrir formas incríveis de tornar o tratamento ortodôntico mais agradável!

O dilema da escolha da cor do aparelho ortodôntico

Escolher uma cor para usar no aparelho não é tarefa fácil. Nada mais natural, já que envolve a necessidade de pensar em vários fatores para garantir uma decisão certeira. Se você acha que isso é bobagem, talvez ainda não tenha percebido como se planejar pode ajudar na hora de definir esse ponto.

Lembre-se de que a cor escolhida adornará seu sorriso por um bom tempo, cerca de um mês para quem usa aparelhos fixos tradicionais, período médio para voltar ao dentista e trocar a borrachinha.

Vale lembrar de que isso deve acontecer em cada consulta, tanto por questões higiênicas quanto pela função (que é fazer pressão no arco e auxiliar na movimentação dos dentes). A boa notícia é que existem borrachinhas de diferentes cores e espessuras. Isso significa que são várias opções disponíveis para atender ao seu gosto e estilo.

Como você pode perceber, as borrachinhas são usadas com o intuito de melhorar a estética bucal e têm um papel crucial na movimentação dos dentes. Considerando isso, aumentam também a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

O que considerar antes de escolher

Se você não sabe o que considerar na hora de escolher a cor do aparelho, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar.

Invista nas cores clássicas

Quando um paciente se depara com diversas opções de cores, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher. Em situações assim, a dica é apostar em cores clássicas, que combinam com pessoas de diferentes estilos e em várias situações.

Azul-marinho, preto, verde-escuro e roxo escuro, por exemplo, são opções superversáteis e que ainda valorizam a cor clara do seu sorriso. Elas também são as opções mais indicadas para utilizar em ambientes de trabalho mais sociais.

Vale lembrar de que a cor preta está entre as mais procuradas (e não é para menos, já que conta com muitas vantagens). Além de ser discreta e muito explorada para quem não quer chamar a atenção, ela é fácil de combinar. Assim, você pode escolher a roupa que preferir sem grandes impactos nesse sentido.

Analise as cores das suas roupas

Outro ponto importante é analisar os tons predominantes das peças do seu guarda-roupa. Como o dispositivo fixo faz parte da rotina profissional e social de um paciente, é importante que as cores do aparelho ortodôntico combinem com o seu estilo de vida, o que envolve a forma como você gosta de se vestir.

Se a predominância for de tons mais coloridos e uma extensa variedade de estampas, o ideal é apostar em elásticos de cores mais neutras e clássicas, como preto e transparente. Já um guarda-roupa com um estilo mais neutro, combina com tons pastel e cores primárias, que promovem um toque especial ao look.

Tenha cuidado com os tons muito claros

As borrachinhas de cores mais claras, como branco, cinza e tons pastel, geralmente são indicadas para pessoas mais discretas. Afinal, elas não se destacam na boca, porém, necessitam de cuidados especiais. Isso ocorre porque mancham com muita facilidade com o consumo de alimentos pigmentados como café, refrigerante, sucos de caixinha, molho de tomate, cúrcuma e beterraba. Além disso, a borracha pode ficar desgastada em função do próprio tempo de uso.

Como consequência, o aparelho adquire uma coloração visualmente amarelada e desagradável. Em casos assim, é indicado diminuir o consumo desses tipos de alimentos e, além disso, higienizar o item com mais precisão logo após as refeições.

Convenhamos que ficar com um sorriso desse tipo não é o desejo de ninguém. Então, caso opte pelo tom transparente, tenha em mente que precisa estar em dia com os cuidados e manutenções do aparelho. Somente assim você conseguirá o efeito que procura.

Aposte no colorido

Para quem gosta de ousar, investir nas opções coloridas é uma ótima alternativa. Além de destacar o sorriso, essa é uma maneira de oferecer um toque alegre no visual. Vermelho, roxo vívido, azul-turquesa, laranja e pink são algumas possibilidades. Outra dica interessante é misturar tons que tenham um significado mais específico, como as cores de um time de futebol, da bandeira do seu país ou até mesmo as suas preferidas e aquelas que tragam alguma boa lembrança.

As datas especiais e eventos periódicos são uma ótima oportunidade para explorar essa mistura de cores. É possível escolher cores diferentes para cada estação do ano, carnaval, natal, eventos esportivos e muitos outros. Assim, você terá um sorriso personalizado para o momento.

Faça combinações

Sejam crianças, adolescentes ou até mesmo adultos com personalidade alegre podem fazer combinações de cores variadas. É possível alternar cores ou optar por uma para a arcada inferior e outra para a superior. Combinações com cores complementares, como amarelo e roxo, azul e laranja, ou vermelho e verde, ficam muito bastante harmoniosas e bonitas. Para ser criativo, não existe limite. Além disso, você pode combinar as cores da sua escola, do seu time ou tons variados da sua cor favorita.

Fique atento às suas cores naturais

As cores do seu cabelo e da sua pele influenciam bastante no visual do seu aparelho, portanto opte por opções que combinem com você. Olhos, tons de pele e cabelo mais escuros tendem a combinar mais com cores como rosa, verde, turquesa, azul-escuro ou laranja. Já quem tem tons de pele, cabelo e olhos mais claros podem fazer um contraste utilizando cores como vinho, vermelho, verde-escuro ou azul-petróleo.

Escolha cores com significados

Já que é possível combinar cores, tente utilizar o aparelho para demonstrar alguma coisa. Uma combinação possível é com as cores do seu país. Branco e verde para representar o México; verde, amarelo e azul para o Brasil; vermelho, branco e azul para os Estados Unidos e assim por diante. Além disso, existem outras combinações que podem ser pensadas:

  • as cores do seu time preferido;
  • as cores do seu colégio;
  • as cores de uma data comemorativa. Por exemplo, laranja e preto para o dia das bruxas, vermelho e verde para o natal etc.
  • suas cores favoritas;
  • as cores presentes no arco-íris.

Mais algumas dicas na hora da escolha

  • caso você use óculos coloridos, o recomendado é colocar cores mais claras para que seu visual não fique sobrecarregado;
  • se você gosta de usar roupas mais coloridas, utilize borrachinhas de cores claras ou então combine com a cor que você tem costume de usar sempre;
  • se seus olhos são azuis ou verdes, uma boa pedida é optar por uma borrachinha da cor deles, o resultado é muito harmonioso;
  • saiba que a cor verde limão muda de cor;
  • normalmente, a cor cinza fica amarelada com o passar do tempo;
  • muitas vezes, a cor azul fica verde, por causa da sua composição química;
  • o branco costuma manchar bastante, mais até que o transparente;
  • as cores mais estáveis são roxo, vermelho, cinza e preto;
  • desconsidere as cores amarelo e ouro, pois os aparelhos dessa cor podem aumentar o amarelado natural dos dentes. Procure evitá-las, a não ser que seus dentes sejam muito brancos;
  • opte por uma cor que faça você se sentir bem e que mostre o seu estilo;
  • você não deve colocar uma cor só porque outras pessoas gostam, use a que você achar que fica melhor em você.

A opção dos aparelhos invisíveis

Nem todo mundo gosta de deixar evidente que está fazendo um tratamento ortodôntico. Por isso, para essas pessoas o mais interessante é usar um aparelho invisível, dispositivo que fica totalmente discreto na boca, tornando-se praticamente imperceptível.

Ele é uma excelente opção para quem precisa corrigir a posição dos seus dentes, no entanto, não quer que isso impacte a sua imagem. Como são fabricados em material totalmente transparente, a pessoa que usa esse aparelho dentário não precisa se preocupar com bráquetes, elásticos ou arcos aparecendo quando sorri, porque eles não existem.

O aparelho invisível é chamado de alinhador ortodôntico e se parece muito com as placas miorrelaxantes usadas para tratar o bruxismo. São confeccionadas várias peças sob medida para cada pessoa, porém, apresentando uma pequena diferença entre elas. Assim, conforme são trocadas, fazem uma ligeira compressão nos dentes, estimulando a sua movimentação.

Existem diferentes opções de marcas de aparelho invisível no mercado, por exemplo:

  • Invisalign®;
  • Smart Aligner®;
  • Clear-Aligner®;
  • OrthoAligner;
  • ClearTek®;
  • Esthetic Aligner®;
  • Essix®;
  • Orto 3D;
  • Crystal Aligner™.

Cada um deles traz a sua tecnologia e todos promovem bons resultados. Portanto, a decisão entre um ou outro cabe ao dentista e ao paciente, de acordo com os resultados pretendidos em cada tratamento.

É importante entender que o aparelho invisível não é igual ao transparente. Isso porque no segundo caso trata-se de um aparelho como o fixo, só que colado aos dentes. No entanto, os seus bráquetes são fabricados com material estético que tem a cor do esmalte dentário ou é transparente para ficar mais discreto na boca.

No caso do alinhador invisível, como dito, ele não tem essas peças porque se trata de uma placa que se encaixa nos dentes e pode ser retirada da boca quando a pessoa precisar. Assim, é possível comer e escovar os dentes facilmente, pois o dispositivo é removível.

Além do fato de não terem o formato e nem as cores do aparelho ortodôntico tradicional, os alinhadores trazem ainda muitas outras vantagens, como as que listamos a seguir.

Discrição

Embora já tenhamos falado um pouco sobre essa característica do aparelho invisível, é interessante ressaltá-la, porque isso viabiliza corrigir a posição dos dentes mesmo que o paciente não possa prejudicar a sua imagem durante o tratamento. Assim, é ideal para quem depende da sua aparência para trabalhar ou não quer transpassar uma imagem infantilizada.

Conforto

Como esse dispositivo se encaixa nos dentes como se fosse uma capa, recobrindo-os, fica muito mais confortável na boca do que o aparelho dentário tradicional. O material não faz atrito com os tecidos bucais e nada machucará a língua, as bochechas ou a gengiva, porque a placa é lisa.

Versatilidade

Já que estamos falando sobre cores de aparelho ortodôntico, não podemos esquecer de que os alinhadores invisíveis combinam com qualquer look que você desejar compor. Afinal, quando você sorrir ou falar, somente os seus dentes vão aparecer, por isso, sua imagem estará totalmente natural.

Manutenção simples

Os aparelhos tradicionais requerem consultas para que seja feita a ativação dos seus componentes. Ou seja, o dentista precisa fazer ajustes para que eles estimulem a movimentação dos dentes, mas com os alinhadores isso não acontece, pois basta trocar a peça por sua sucessora e pronto.

Conservação da saúde bucal

É primordial cuidar da saúde bucal. Quem usa aparelho ortodôntico sabe que ao se alimentar seus componentes acumulam muitos resíduos. Por isso, essas pessoas ficam mais propensas a problemas bucais, já que existe também a dificuldade para escovar os dentes. Isso não acontece com quem usa alinhadores, afinal, eles podem ser retirados da boca na hora de comer e fazer a higiene.

Os cuidados especiais com o aparelho

Independentemente do tipo de dispositivo ou da cor escolhida para o aparelho, tenha em mente a importância das visitas periódicas ao ortodontista. Somente um profissional especializado consegue perceber os progressos e garantir o alinhamento do sorriso da melhor maneira possível.

Somado a isso, lembre-se de que não se deve nunca tirar ou substituir as borrachinhas sem a ajuda de um profissional. Como ele dispõe dos melhores recursos e técnicas para a atividade, é natural que faça isso com facilidade e sem desgastar os dentes.

Não se esqueça de cuidar muito bem da higienização dos dentes e também do aparelho nesse período. Embora seja complicado escovar os dentes usando aparelho fixo, isso é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e o aparecimento de tártaros e cáries.

Agora que você já viu como usar as cores do aparelho ortodôntico ao seu favor, aproveite as nossas dicas e tenha um sorriso muito mais bonito. Você tem a opção de mudar a cor das borrachinhas sempre que for realizar uma manutenção. Caso não goste das cores que escolheu, não fique triste, pois poderá mudá-las na próxima consulta.

Contudo, não se esqueça de que o tratamento precisa ser realizado por um profissional especializado e é fundamental comparecer às consultas de manutenção para evitar atrasos ou perda de resultados.

Viu como usar as cores de aparelho ortodôntico a seu favor? Então continue com a visita em nosso blog para ler também o texto “Como fazer a correta higienização do aparelho ortodôntico” e ficar por dentro do assunto!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-