Conheça os principais malefícios do cigarro para a sua saúde bucal!

4 minutos para ler

O tabaco é um fator de risco importante para diferentes problemas que impactam a saúde bucal. Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) comprovou que o os produtos nocivos presentes no cigarro podem aumentar em até sete vezes a chance de ocorrência de periodontite (doença relacionada à gengiva) e em até cinco vezes o risco de perda dentária. 

\n\n

Ao todo, o fumo traz aproximadamente 50 doenças diferentes, além dos prejuízos para a aparência da boca, tais como o amarelamento dos dentes, as manchas nos lábios e na língua, o escurecimento das gengivas e, também, o mau hálito.

\n\n

Ainda não se convenceu dos malefícios do cigarro para a saúde bucal? Então, continue a leitura de nosso artigo! Nele, explicamos com mais detalhes quatro dos principais problemas provocados pelo uso constante do tabaco. Boa leitura!

\n\n

Aumento do risco de câncer de boca

\n\n

Entre os pacientes que possuem câncer de boca, a maioria faz ou já fez uso contínuo do cigarro em algum momento da sua vida. O risco de surgimento desse câncer pode ser aumentado de 4 a 15 vezes, o que varia de acordo com o tipo e com a quantidade de tabaco utilizado por uma pessoa. Além disso, 90% dos pacientes que morrem pelo câncer de boca são usuários de cigarro.

\n\n

Segundo informações da Action on Smoking and Health (ASH) – organização que combate o fumo – o cigarro possui em sua composição mais de 60 tipos diferentes de substâncias cancerígenas, as quais podem afetar todas as estruturas da boca, as glândulas salivares e também outros órgãos, como os rins e o pâncreas.

\n\n

Como os componentes cancerígenos do cigarro afetam várias partes do corpo, não é só o risco do câncer de boca que é aumentado, mas também de outros tipos, como o câncer de lábio, faringe, laringe, esôfago e pulmão, por exemplo.

\n\n

Maior probabilidade de ocorrência de periodontite

\n\n

Periodontite é o nome que se dá para a inflamação crônica das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes, que tem como sintomas principais a vermelhidão, o inchaço e o sangramento dessa estrutura da boca. Essa inflamação pode causar diferentes impactos para a saúde bucal, tais como as perdas ósseas e dentais, a exposição das raízes do dente e o mau hálito.

\n\n

A periodontite é causada por diversos fatores, sendo que o uso do cigarro se encontra entre os principais deles. Isso acontece devido a diferentes mecanismos, tais como a maior tendência para o acúmulo de placas entre as pessoas que fumam e a ação das substâncias tóxicas do cigarro. 

\n\n

Mais problemas com a salivação

\n\n

Outro impacto importante do cigarro para a saúde bucal é a diminuição do fluxo salivar, causando a chamada boca seca ou xerostomia. Esse problema pode provocar dificuldades com a mastigação, a deglutição e até mesmo com a fala, dependendo da sua intensidade.

\n\n

Como a saliva têm funções na limpeza e na defesa da boca contra bactérias e outros microrganismos, a redução do seu fluxo também aumenta as chances de ocorrência de cáries, infecções, feridas e fissuras na boca.

\n\n

Elevação da frequência de halitose

\n\n

Halitose é o nome utilizado pare se designar o mau hálito, frequentemente presente entre as pessoas que fazem consumo regular do cigarro. Os produtos provenientes da combustão do tabaco, aliados à presença comum da periodontite e da xerostomia nos fumantes, são as causas mais frequentes de halitose. Em alguns casos, o odor da boca pode se tornar extremamente desagradável, o que gera problemas de interação social e de baixa autoestima para os fumantes.

\n\n

Esses são os principais problemas provocados pelo cigarro à saúde bucal. O uso do tabaco também pode causar o envelhecimento precoce da pele, a diminuição da imunidade do corpo, dificuldades na cicatrização e mudanças no paladar. Por isso, é fundamental que os fumantes se conscientizem sobre esses riscos, a fim de buscar medidas preventivas e se livrar desse vício.

\n\n

E você? Já teve alguma experiência ruim por causa do cigarro? Entre para a conversa e conte para nós, deixando seu comentário. 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-