Conheça alguns problemas de saúde que iniciam pela boca

3 minutos para ler

Uma boca sadia está diretamente relacionada a um organismo sadio. Da mesma forma, diversos problemas de saúde podem começar ou se manifestar 1º nessa região. São problemas causados por razões distintas (como infecções e doenças autoimunes ou relacionadas ao sistema digestório), e todas elas exigem cuidados específicos.

Neste post, vamos apresentar algumas doenças que podem ser identificadas com a ajuda de um acompanhamento odontológico adequado. Confira:

Refluxo gastroesofágico

O refluxo é uma das complicações gástricas mais comuns entre a população. Ele é provocado quando o ácido produzido pelo estômago volta para o esôfago em vez de seguir o fluxo normal da digestão.

Ao lado da ardência no peito e na garganta, o mau hálito pode indicar que o refluxo está ocorrendo. O problema ainda pode causar a descalcificação dos dentes e o desequilíbrio bacteriano na boca.

Sapinho

A candidíase é uma inflamação provocada pelos fungos do gênero Candida, e o sapinho é a forma mais branda da doença. Ela atinge principalmente a mucosa da língua e bochechas, onde surgem placas esbranquiçadas.

Apesar de não ser uma patologia grave, o sapinho pode indicar uma baixa no sistema imunológico. Ele é muito comum em bebês.

Infecções bacterianas

A baixa do sistema imunológico pode provocar também o desenvolvimento de infecções bacterianas graves. As bactérias da boca, que provocam gengivite, podem entrar na corrente sanguínea e atingir outros sistemas do organismo.

No caso da pericardite, essas bactérias chegam a atingir o coração. Caso provoquem infecções em pacientes com histórico de doenças cardíacas, podem causar até mesmo a morte.

Câncer de boca

O desenvolvimento de malignidades na boca pode ser reflexo de outros tumores já existentes no paciente. E, traiçoeiro como é, um tumor pode se assemelhar a uma simples afta — porém, ele é indolor. Em caso de suspeita, é preciso procurar um dentista para fazer uma biópsia laboratorial.

Leucemia

A leucemia é uma outra forma de câncer caracterizado pela produção anormal de glóbulos brancos na medula óssea. Muitas vezes, ela é identificada pelos dentistas, que direcionam rapidamente o paciente para um médico especialista. Isso porque a doença pode provocar lesões na gengiva, além de sangramentos espontâneos e frequentes.

Doenças autoimunes

Verrugas, bolhas e outras lesões na mucosa bucal podem ser reflexo de uma doença autoimune. Essas patologias, causadas pelo desequilíbrio do sistema imunológico, podem se espalhar pelo corpo inteiro. O lúpus é um exemplo que pode se manifestar na boca, provocando feridas incômodas e dolorosas.

Anemia

A baixa de hemoglobina no sangue pode ter razões muito variadas, desde a má absorção de nutrientes até as hemorragias internas. E, entre os diversos sinais de anemia que podem ser percebidos por meio da boca, está o sangramento da gengiva.

Outro sintoma comum é a glossite atrófica, popularmente chamada de “língua-careca”. A mudança de coloração, o aspecto liso e a secura do órgão podem ser sinais de uma taxa baixa de hemoglobina.

Ficou claro que muitos problemas de saúde se iniciam ou se refletem por meio da boca, certo? Por isso, a atenção com sua saúde bucal é fundamental, pois ela preserva o restante do corpo sadio.

Gostou deste post? Então nos acompanhe no Facebook, no Instagram e no Twitter!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-