Conheça a importância do flúor na manutenção da saúde bucal

4 minutos para ler

Para manter uma boa saúde bucal e evitar problemas como a cárie e gengivite, é preciso ter uma escovação correta associada ao bom uso do fio dental. Porém, outro fator importantíssimo na aquisição de um belo sorriso é a ingestão de alimentos ou uso de produtos que veiculam o flúor. Esse elemento tão conhecido é fundamental para deixar os dentes fortes e protegidos dos ataques ácidos provenientes das bactérias.

Portanto, para que você saiba mais sobre essa substância tão famosa, continue a leitura, pois explicaremos tudo!

O que é o flúor?

O flúor é um mineral encontrado em toda a crosta terrestre e amplamente distribuído pela natureza. Curiosamente, ele não é encontrado em sua forma livre, mas sim ligado a outras substâncias presentes em diversos alimentos.

Devido ao seu papel na manutenção da saúde oral, ele é geralmente adicionado à água portável para auxiliar na redução de cáries dentárias, pelas instituições de saneamento público e privado.

Qual a sua importância?

Além da sua importância na saúde bucal, ele também é de grande valor para a saúde geral. Veja abaixo:

  • Aumenta a densidade óssea;
  • Combate infecções;
  • Fortalece o esmalte dental;
  • Inibe a desmineralização da superfície dos dentes;
  • Diminui a quantidade de microrganismos maléficos na boca;
  • Favorece a remineralização de dentes enfraquecidos.

Como ele atua no nosso organismo?

O flúor está presente em quase todos os tecidos, especialmente nos dentes e ossos, e atua no organismo da seguinte maneira: uma vez ingerido, ele é absorvido nos intestinos, é transportado na corrente sanguínea, e então armazenado nos dentes e ossos. Ele aumenta a biodisponibilidade do cálcio e ajuda manter o ph salivar neutro, contribuindo para um sorriso muito mais saudável.

Quais as causas da falta e do excesso dele no nosso corpo?

O flúor é conhecido como uma faca de dois gumes. Os fluoretos (formas iônicas do flúor) são depositados nos dentes em desenvolvimento quando ainda somos crianças, não havendo deposição quando chegamos à idade adulta. Essa deposição presente na infância desencoraja a solubilidade de minerais e o crescimento de bactérias. Portanto, se há uma deficiência de flúor durante o período de crescimento, as chances de cárie e doenças periodontais são enormes.

Já quando ingerido em excesso, ele causa danos aos dentes e ossos. O esmalte dos dentes perde seu brilho, torna-se desigual, branco-acinzentado e pequenas fossas aparecem em toda sua superfície. Esta condição é conhecida como fluorose dentária. Todavia, ingestões muito altas do elemento podem levar a quadros ainda mais graves em que vê-se perda de apetite, esclerose da coluna vertebral, pelve e membros.

O ideal é que a aplicação tópica do elemento seja feita pelo cirurgião dentista após avaliação e que o uso de cremes dentais flouretados seja iniciado a partir dos 3 anos de idade, sempre em pequenas quantidades.

Onde posso encontrar o flúor?

O flúor pode ser encontrado em diversos alimentos e produtos. Se sua água é fluoretada, sua ingestão ou todo alimento produzido com ela possui traços do elemento. Mas algumas frutas e vegetais como abacate, tomate, cenoura, repolho, beterraba, espinafre etc., fontes protéicas de origem animal como peixes, leite, ovos, frutos do mar etc., e os chás verde e preto também são ricos na substância.

Além disso, ele também está presente na maioria dos cremes dentais, em suplementos específicos e em soluções, vernizes e géis única e exclusivamente de aplicação profissional.

Qual a dose de flúor recomendada?

O flúor é recomendado em pequenas quantidades diárias. Apenas 1 ppm (parte por milhão) é considerada suficiente para dentes saudáveis normais. Em outras palavras, se sua fonte de água potável é flouretada e se você usa cremes dentais que contenham o elemento, não é necessário se preocupar. Do contrário, visitas regulares ao dentista são o ideal, pois este profissional será capaz de avaliar se é preciso uma aplicação tópica ou não.

Agora que você já sabe a importância do flúor, não há desculpa para não cuidar dos dentes e ter uma boca saudável, não é mesmo? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, assim eles também ficarão por dentro dos benefícios do flúor para a nossa saúde!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-