Como um dentista pode ajudá-lo a parar de roncar?

6 minutos para ler

Não há nada pior do que tentar dormir ao lado de alguém que ronca, não é mesmo? O problema se torna ainda maior quando somos nós a roncar. Essa situação, além de trazer incômodos para todos os que se relacionam com a pessoa que ronca, ainda pode desencadear outras questões de saúde que merecem atenção.

Se você quer parar de roncar, um bom começo é buscar a ajuda de um dentista. Embora muitas pessoas não saibam, esse é o profissional mais indicado para compreender o funcionamento de todas as estruturas envolvidas com o ronco, como a língua, os músculos do céu da boca e da garganta.

Quer compreender os motivos que levam ao ronco e descobrir como parar de roncar? Continue a leitura e confira as informações importantes que separamos.

Por que uma pessoa ronca?

Existem muitos motivos que podem levar ao ronco, como a anatomia da boca, a idade avançada, o sobrepeso, o uso de álcool ou de remédios para dormir, o desvio de septo, o sedentarismo, a hipertrofia de amídalas e a apneia.

Em geral, o ronco acontece quando as vias aéreas são obstruídas durante o sono, o que pode se dar pelo posicionamento incorreto da língua ou das partes moles da boca.

Esse quadro também pode levar à apneia do sono ─ uma das causas mais comuns do ronco ─ que faz com que, durante o sono, a pessoa pare de respirar por alguns períodos.

Será que eu tenho apneia?

Existem alguns indícios que podem apontar que o seu ronco seja causado, na verdade, por uma apneia, como:

  • Insônia e cansaço.
  • Sonolência durante o dia.
  • Despertar engasgado ou com falta de ar.
  • Sono não reparador.
  • Irritabilidade e fadiga durante o dia.

Claro que esses sintomas podem ser comuns a vários outros problemas, por isso é sempre importante ter um acompanhamento especializado.

Como o dentista pode me ajudar a parar de roncar?

Depois de entender um pouco a respeito de como funciona o mecanismo do ronco, você pode estar se questionando sobre qual é o papel do dentista nesse processo.

Como você viu, muitos dos problemas que levam ao ronco são causados por questões de mau posicionamento da língua, que tem um papel fundamental na manutenção do espaço aéreo.

Algumas pessoas podem roncar devido à presença de alterações craniofaciais — que favorecem esse posicionamento errado da língua — como aquelas que possuem a mandíbula mais para trás do que o normal (chamadas de retrognatas) ou o céu da boca mais estreito (atresia maxilar).

Outra possibilidade é que o osso hioide seja mais baixo do que o normal, o que não proporciona uma ancoragem correta para a musculatura da língua, deixando-a mais baixa que o normal e em uma posição mais verticalizada, facilitando que a faringe se feche ao inspirar.

Todas essas questões podem ser analisadas e examinadas pelo seu dentista que, por meio de um histórico completo e de alguns exames — como radiografia e polissonografia —, pode chegar até a raiz do motivo do seu ronco, orientando um tratamento completo.

Que outros fatores podem me fazer roncar?

O ronco crônico — aquele que costuma colocar casamentos em risco e torna difícil dividir um quarto com o paciente — geralmente é causado pelas alterações abordadas acima, que acabam contribuindo para que a síndrome da apneia obstrutiva apareça.

Porém, existem outras questões e hábitos que podem interferir no seu sono e fazer com que você ronque de forma esporádica, como:

  • Dormir de barriga para cima, pois proporciona um relaxamento da mandíbula, fazendo com que a língua “caia para trás” e dificulte a passagem de ar, levando ao ronco.
  • O excesso de peso, que pode dificultar a respiração, pois a gordura na região do pescoço dificulta a passagem de ar, estreitando a faringe.
  • O consumo de bebidas alcoólicas, que relaxam a musculatura, contribuindo para o ronco.
  • O hábito de fumar, que irrita a faringe, deixando-a inchada e favorecendo o ronco.

Esses são fatores que levam ao ronco ocasional. Se você já modificou os citados hábitos e mesmo assim continua roncado, é importante buscar a ajuda de um dentista especializado, pois pode ser que você tenha algum problema que mereça mais atenção.

Quais os tratamentos para parar de roncar?

Como o ronco pode ser multifatorial, existem vários tratamentos dependendo da causa do problema. Para aqueles casos de ronco esporádico, apenas modificar a posição em que se dorme ou evitar o uso de determinados medicamentos ou de álcool já pode resolver a situação.

Mas se você sofre com o ronco crônico outras medidas podem ser necessárias. Um dos tratamentos que tem sido bastante usado e com ótimos resultados, sem causar grandes interferências na vida do paciente, é o aparelho intrabucal ou intraoral.

Esses aparelhos trabalham com um sistema que ajuda a reposicionar a mandíbula para frente — de forma a ampliar o espaço aéreo e impedir o ronco e a apneia — e a melhorar a musculatura da área.

Como o aparelho é usado apenas para dormir, ele é de fácil adaptação; o tratamento não é agressivo e é totalmente reversível, com resultados muito satisfatórios.

A efetividade do tratamento, contudo, dependerá de fatores como a participação do paciente e a capacidade de tolerar alguns efeitos adversos, como o aumento da salivação e a pressão mandibular.

Esse tratamento é indicado para quem possui a apneia como principal causadora dos roncos.

Outros tratamentos disponíveis são:

  • CPAP (Continuous Positive Airway Pressure): aparelho específico capaz de injetar ar comprimido por meio de uma máscara nasal com a qual o paciente deve dormir. Porém, nem todas as pessoas conseguem se adaptar a ela, o que pode tornar o tratamento pouco satisfatório nesses casos.
  • Exercícios de fortalecimento da musculatura da garganta, principalmente quando a causa está relacionada a problemas otorrinolaringológicos, como desvios de septos, alergias, pólipos, deformidades, hipertrofia das amídalas e outros.
  • Cirurgia para a correção de problemas otorrinolaringológicos.

Por que devo parar de roncar?

Além de melhorar o convívio noturno com outras pessoas e também a qualidade do seu sono, parar de roncar pode trazer outros benefícios à sua saúde de forma geral.

A apneia, quando não tratada, pode levar a um aumento na possibilidade de problemas cardiovasculares e aterosclerose. Além disso, o ronco pode causar problemas bucais como mordida cruzada, dentes tortos, ressecamento gengival e inflamações.

Gostou de saber mais sobre como parar de roncar? Já sabia da importância do dentista nesse tratamento?

Se você quer receber mais informações importantes, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-