Como o bicarbonato de sódio ajuda nos cuidados com a saúde bucal?

3 minutos para ler

Todo mundo sonha em ter dentes brancos, fortes e saudáveis. Quem pode investe em tratamentos avançados, já quem está mais apertado pode optar por tratamentos caseiros que também são bem funcionais.

\n\n

O uso do bicarbonato de sódio, por exemplo, é um dos cuidados com a saúde bucal mais práticos que temos dentro da nossa própria casa. Quer saber como o bicarbonato de sódio ajuda nos cuidados com a saúde bucal? Então vamos lá!

\n\n

O bicarbonato de sódio

\n\n

Conhecido na fórmula química como NaHCO3 ou descrito como carbonato de monossódio, ele é um sal de sódio do ácido carbônico, isto é, um mineral branco – ou transparente – denominado natrão. Tem em seus elementos oxigênio, hidrogênio, carbono e sódio.

\n\n

É indicado para uso alimentar (não em excesso) e utilizado para compor produtos químicos. Ele também é um grande aliado quando o assunto é limpar a casa, acabar com mofos e neutralizar odores.

\n\n

Eficiente e de baixo custo, o bicarbonato de sódio é indicado de geração em geração para exterminar diversos problemas, entre eles os que envolvem a saúde bucal.

\n\n

Dentes mais brancos e refrescância bucal

\n\n

Todo nós sonhamos em ter dentes mais brancos. Uma dica é mergulhar a ponta da escova no bicarbonato de sódio e, novamente, escovar os dentes – faça isso após já ter escovado uma vez e tirado todos os resíduos. A receitinha é recomendada para quem tem dentes manchados devido ao uso do tabaco ou muito café.

\n\n

Entretanto, há quem afirme que o bicarbonato não tem o poder clareador e sim a capacidade de realizar um polimento do esmalte do dente, removendo a superfície externa.

\n\n

Para manter o hálito refrescante, basta uma colher de chá em meio copo de água. Faça um bochecho e enxágue. Isso ajudará a neutralizar os odores.

\n\n

Adeus às aftas e cáries

\n\n

Meio copo de água e uma pitadinha de bicarbonato, faça um bochecho e pronto! A mistura neutralizará a acidez da boca, reduzindo assim o surgimento das aftas e das cáries. Mas tenha muita atenção: a lesão em contato direto com o bicarbonato pode se agravar.

\n\n

Aparelhos ortodônticos e próteses higienizados

\n\n

Retentores, próteses e aparelhos dentários podem ser lavados com uma solução bem prática: duas colheres de chá de bicarbonato de sódio misturados em uma tigela pequena de água morna. Além de neutralizar os odores, a solução ajuda a remover pedacinhos de comidas dos aparelhos.

\n\n

Outros benefícios do bicarbonato de sódio

\n\n

Vale lembrar que o bicarbonato de sódio também auxilia na azia e má digestão. Basta adicionar uma colher de café de bicarbonato em um copo de água, misturar e beber. Indivíduos que sofrem com hipertensão não devem fazer uso da solução.

\n\n

O bicarbonato também age contra acnes, e é esfoliante natural para o rosto e corpo. Deixa unhas sem fungos e manchas, amacia e relaxa os pés, reduz as caspas, higieniza alimentos, renova o ar da geladeira, além de ser ótimo para remover manchas de roupas, causadas por desodorantes.

\n\n

Agora que você já sabe como utilizar o bicarbonato de sódio nos cuidados com a saúde bucal, faça o teste e conte-nos o resultado. E caso você já seja adepto do produto, compartilhe sua experiência.

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

6 comentários em “Como o bicarbonato de sódio ajuda nos cuidados com a saúde bucal?

  1. minhas gengivas sangram muito. Como devo usar o aparelho antibruxismo o sangue ali se acumula, misturado a saliva. Acordo com um gosto terrivelmente amargo na boca. Fiz limpeza em ambas as arcadas ha 20 dias. Mesmo assim continuar sangrando. Podem aconselhar-me para resolver isso?

    1. Ola Maria Celia, é preciso identificar a fator que esta causando esse sangramento que está fora dos padrões de normalidade. Tanto a doença periodontal que é a presença de tártaro como também outras doenças sistêmicas podem causar sangramento. Minha recomendação é que você recorra a um especialista em periodontia dessa maneira o diagnostico será preciso. Espero ter te ajudado.

Deixe uma resposta

-