Como fazer a correta higienização do aparelho ortodôntico?

6 minutos para ler

O aparelho ortodôntico é o método mais eficiente para corrigir a posição dos dentes. No entanto, seu uso exige mais cuidados com a higiene bucal, pois o aparelho fixo facilita o acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes e as gengivas. Então, caso a escovação não seja feita adequadamente, o paciente terá problemas de saúde bucal.

Neste post, vamos citar os principais problemas causados pela má higiene bucal de quem faz tratamento ortodôntico, mas também vamos dar dicas de como fazer a correta limpeza de seu aparelho dentário. Acompanhe!

Quais são os problemas causados pela má higiene bucal por quem faz tratamento ortodôntico?

O acúmulo de resíduos entre os dentes e gengivas causa a placa bacteriana, que é a responsável pela formação do tártaro — uma massa escura e endurecida — que fica entre os dentes e os tecidos gengivais.

O tártaro, por sua vez, é o principal causador das cáries e doenças nas gengivas. No caso de cáries, se elas forem tratadas a tempo, o paciente não sofre maiores consequências. Mas se o problema for deixado para depois, a cárie atinge a polpa do dente e, nesse caso, somente um tratamento de canal resolve a questão.

A inflamação nas gengivas também pode ser resolvida com uma escovação caprichada e com o uso do fio dental. Mas quando há acúmulo de tártaro é preciso fazer uma limpeza com o dentista.

Quando a inflamação evolui para a periodontite e atinge os ossos e ligamentos responsáveis pela sustentação dos dentes, é preciso um tratamento mais complexo. Tanto no caso de cáries profundas quanto de periodontite, se o paciente não se submeter aos procedimentos indicados pelo dentista a tempo, ele perderá seus dentes.

Além desses problemas, a má higiene do aparelho ortodôntico também contribui para o aparecimento do mau hálito, que apesar de não prejudicar a saúde dos dentes, é um odor nada agradável e ninguém gosta de conversar com uma pessoa que tem halitose.

Como limpar corretamente o aparelho ortodôntico?

A rotina de higiene para quem usa aparelho dentário não é muito diferente do que o habitual, pois mesmo quem não faz correção ortodôntica precisa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar o fio dental diariamente.

Mas pacientes que usam o aparelho fixo precisam ter cuidados redobrados na hora da escovação e ainda utilizar acessórios específicos para uma limpeza completa. A seguir, vamos dar algumas dicas de como cuidar da limpeza de seu aparelho ortodôntico.

Use escovas adequadas para a limpeza do aparelho

Embora o uso da escova de dentes comum seja indispensável para uma boa higiene do aparelho dentário, a limpeza deve ser complementada com uma escova interdental. Isso porque esse acessório consegue alcançar os pontos mais difíceis, onde a escova comum não alcança.

A escova interdental tem cerdas finas, que são revestidas em um arame de plástico. Por ter esse formato, ela faz uma limpeza perfeita dos espaços côncavos entre os dentes e braquetes.

Outro acessório que ajuda a complementar a higiene do aparelho dentário é a escova unitufo.Trata-se de uma escova de tufo único e pequeno, com cerdas bem curtinhas. Ela é excelente para fazer a limpeza individual, pois alcança o encontro dos dentes com a gengiva e a coroa dental dos dentes molares.

Além disso, ela também é uma ótima aliada para a limpeza completa dos braquetes e das borrachinhas.

Use enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais são essenciais para complementar a limpeza do aparelho, desde que seja indicado pelo seu ortodontista. Soluções com flúor agem na cavidade oral impedindo que a placa bacteriana se instale. 

Além de prevenir o aparecimento da placa, os enxaguantes bucais previnem o mau hálito.

O enxaguante deve ser usado sempre após a escovação e a boca não deve ser lavada com água, para que sua ação seja mais eficiente.

Use o fio dental diariamente

O uso do fio dental é essencial para completar a limpeza do aparelho ortodôntico. Mesmo que você use as escovas tufo e interdental, tem sempre uma sujeirinha difícil que elas não conseguem alcançar. Mas o fio dental remove os resíduos nos lugares mais difíceis, que é o espaço entre os dentes.

Para ajudar nesse processo, conte com um passa fio. Outra opção é usar o super floss, que é um fio dental mais rígido. A limpeza com o fio deve ser feita pelo menos uma vez ao dia e, de preferência, antes de dormir, pois essa é a escovação mais importante do dia.

Use soluções de limpeza

Mesmo que você não use o aparelho fixo e não tenha a necessidade de usar escovas especiais, saiba que o acessório móvel também precisa ser higienizado. Isso porque se ele não for limpo corretamente vai levar bactérias para a boca e então, de nada adianta fazer uma boa escovação e passar o fio dental.

O aparelho móvel pode ser higienizado com a ajuda de soluções específicas. Para realizar a limpeza, basta colocar o aparelho imerso em uma mistura de água e solução, que deve ser indicada pelo dentista. Depois de alguns minutos imerso, basta retirar o aparelho e completar a higiene com a escova de dentes e água corrente.

Como ter bons resultados com o uso do aparelho?

O aparelho ortodôntico apresenta resultados bastante satisfatórios, mas, para que ele cumpra seu papel, o paciente deve fazer sua parte. É importante comparecer ao dentista em todas as datas marcadas pelo profissional para fazer as devidas manutenções. 

No mais, você deve seguir todas as orientações do profissional em relação aos cuidados com a alimentação, pois alguns alimentos podem quebrar os braquetes e prejudicar o andamento do tratamento.

Como você viu, fazer a higiene do aparelho ortodôntico não é tão difícil. Basta ter um pouco de paciência e disciplina. Se você seguir à risca todas as recomendações do dentista, vai terminar o tratamento sem nenhum problema de cárie ou doença nas gengivas.

Gostou do post e quer saber onde encontrar uma clínica com excelentes profissionais de ortodontia e outras áreas? Então entre em contato conosco! A Qualimplan é uma clínica completa, que tem uma equipe de profissionais capacitados para melhor atender você e toda a sua família. 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-