Como escovar os dentes sem creme dental?

4 minutos para ler

Você sabia que existe uma maneira de escovar os dentes sem o tradicional creme dental? Seja por opção ou pela falta do produto, a pasta dental pode ser substituída por outras matérias-primas naturais, que, juntas, formam uma excelente mistura caseira. 

Pensando no assunto, resolvemos apresentar, no post de hoje, alguns dos elementos que podem ser misturados para você fazer seu próprio creme dental. Vale lembrar que a escovação adequada é indispensável para manter em dia a saúde dos dentes, da gengiva e da estrutura óssea bucal. Se ficou com curiosidade sobre o assunto, continue lendo!

Que substâncias usar para escovar os dentes?

Se você quer variar no uso do creme dental, é possível fazer uma misturinha caseira utilizando alguns elementos que, juntos, funcionam como agentes de limpeza durante a escovação, mantendo os dentes higienizados e saudáveis. Confira quais são essas substâncias e entenda um pouquinho sobre cada uma delas!

Óleo de coco

Muito acessível, o óleo de coco é capaz de combater as cáries naturalmente, além de ter propriedades antibacterianas e atuar no combate às bactérias já instaladas por meio do ácido láurico. Caracterizado por ser um elemento gorduroso, o produto ainda possui agentes que formam uma leve espuma e que, juntos com os demais ingredientes, conferem textura perfeita para uma boa escovação.

Argila branca de uso oral ou argila bentonita

Considerada a base de uma pasta de dente mais natural, a argila possui função limpadora, remineralizante, depurativa e alcalinizante. Isso significa que, além de auxiliar na limpeza dos dentes, ela é capaz de transferir minerais e nutrientes para a região bucal e de remover toxinas e resíduos do seu sorriso.

É válido mencionar que o produto utilizado nessa mistura deve ser o em pó e próprio para o uso oral, uma vez que a argila, em sua forma natural, pode prejudicar a saúde dentária, já que possui substâncias agressivas.

Bicarbonato de sódio

Muito eficaz em diversas situações caseiras, inclusive na limpeza doméstica, e em soluções benéficas para a saúde, o bicarbonato de sódio também é um aliado da beleza. Na mistura, o produto deve ser utilizado em pequenas quantidades e em uma textura muito fina, evitando que os dentes sejam arranhados.

Como é uma substância abrasiva, ele vai agir esfoliando as superfícies dentárias e, consequentemente, removendo algumas manchas e sujeiras e o acúmulo das placas bacterianas. Devido a seu poder alcalinizante, o bicarbonato também combate inflamações na gengiva.

É necessário dizer que utilização deve ser bem dosada e ter acompanhamento de um profissional, uma vez que a substância pode causar, por exemplo, sensibilidade e corrosão do esmalte dental.

Óleo essencial de orégano

Capaz de combater, naturalmente, vários tipos de infecções dentárias e de atuar como um antibiótico natural, o óleo essencial de orégano é mais um ingrediente da mistura. Algumas gotas já são o suficiente, e o produto deve ser de uso oral.

Óleo essencial de hortelã

Por fim, o óleo essencial de hortelã, próprio para o uso oral. Ele deve ser adicionado para oferecer, ao fim de uma escovação, todo o frescor que um creme dental comum proporciona. De aroma mentolado, o produto ainda deixa um sabor agradável na boca.

É isso aí, agora que você já viu quais ingredientes podem ser usados em uma mistura natural para substituir o creme dental, experimente-a! Vale citar que essa é uma opção que também pode ser usada no dia a dia, e não somente na falta de creme dental. Todavia, é imprescindível consultar uma clínica odontológica com antecedência antes de fazer o uso, inclusive para não errar nas proporções dos elementos.

Se você gostou do nosso artigo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas para garantir um sorriso bonito e saudável. Até mais!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-