Como as doenças periodontais podem nos prejudicar?

4 minutos para ler

Chamam-se doenças periodontais as doenças causadas por infecções bacterianas nos tecidos que rodeiam os dentes, as quais provocam, em último caso, a destituição dos tecidos que os envolvem. Estas patologias podem ter grandes impactos na vida de uma pessoa, incluindo prejuízos estéticos, sociais e, é claro, da saúde bucal do indivíduo. Frente a isso, preparamos um post em que explicaremos para você todos os detalhes das doenças periodontais. Fique conosco e confira!

\n\n

O que causa as doenças periodontais?

\n\n

As doenças periodontais são consequência do acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes de um indivíduo.

\n\n

O acúmulo dessa placa bacteriana, por sua vez, ocorre por conta da má qualidade da higiene bucal: escovação e uso do fio dental inadequados, falta de consultas no dentista e até mesmo o consumo excessivo de cigarros.

\n\n

Quais são as influências negativas dessas doenças?

\n\n

Como dito anteriormente, as doenças periodontais podem ter muitas influências negativas para o nosso organismo, as quais vão desde a estética até a saúde da boca. Vejamos algumas delas:

\n\n

Consequências para a saúde bucal

\n\n

Uma gengiva saudável é firme, de coloração rosa, cobre a raiz do dente em sua plenitude e não sangra com muita facilidade. 

\n\n

Inicialmente, a forma inicial da doença da gengiva é a gengivite. Nesse caso, as gengivas ficam inchadas e bem vermelhas — podendo sangrar com facilidade. Caso não seja tratada adequadamente, essa gengivite pode evoluir para uma periodontite, a qual constitui uma infecção bacteriana que, rapidamente, aciona o nosso sistema imunológico para combatê-la.

\n\n

Os sintomas, além dos já mencionados, podem incluir recuo ou afastamento das gengivas, pus entre as gengivas e os dentes, inchaço, feridas na boca, dentes mudando de posição e mau hálito. Caso não seja tratada adequadamente, pode haver, em último caso, a queda dos dentes.

\n\n

Consequências estéticas e sociais

\n\n

Como vimos, as doenças periodontais podem ser muito prejudiciais para a saúde bucal. No entanto, não é novidade que a boa saúde da boca está intimamente associada à estética e à socialização. Desse modo, as influências dessas doenças não só afetam a nossa saúde, mas também o convívio social.

\n\n

A queda dos dentes e o mau hálito são alguns dos principais exemplos de como as doenças periodontais podem abalar a autoestima e a convivência com os parentes, amigos, esposos e esposas.

\n\n

Como tratar as doenças periodontais?

\n\n

O tratamento das doenças periodontais consiste em remover as suas grandes causadoras: as placas bacterianas. O cirurgião-dentista lançará mão de técnicas como a raspagem e o alisamento para realizar a limpeza local na raiz dos dentes.

\n\n

Nos casos mais avançados, quando há aumento de volume na gengiva (que não regride com esses métodos), é necessário realizar uma cirurgia, que é denominada gengivoplastia.

\n\n

Além disso, o paciente é orientado a melhorar e adequar a higienização da boca, a fim de que não haja um conseguinte acúmulo de placa bacteriana nos arredores dos dentes.

\n\n

Frente a todas essas informações, com certeza ficou mais claro como as doenças periodontais podem influenciar negativamente a sua vida. Desse modo, sempre procure higienizar de forma adequada os dentes a fim de manter a boa saúde bucal e, em caso de dúvidas, não hesite em contatar um dentista para lhe orientar e auxiliar.

\n\n

Gostou do nosso texto? Você já conhecia os impactos que as doenças periodontais podem ter sobre a sua vida? Então por que não compartilha esse texto em suas redes sociais para seus amigos também ficarem por dentro do nosso conteúdo?

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-