BRÁQUETE DO APARELHO ORTODÔNTICO: O QUE FAZER SE QUEBRAR?

6 minutos para ler

A ortodontia é a área da ciência odontológica que se dedicada à correção de dentes e ossos maxilares posicionados de maneira disfuncional na boca. Nesse sentido, os dispositivos dentários são um dos principais tratamentos ortodônticos feitos nas clínicas, melhorando a estética e as funções bucais, com peças como o bráquete do aparelho fixo.

Pensando nisso, este texto mostra o que caracteriza e qual é a função do bráquete, indicando o que fazer se a peça soltar. Por fim, o artigo explica quais são os cuidados para não quebrar o bráquete, fazendo a correta higienização bucal, evitando comer alimentos duros e fazendo a manutenção do aparelho a cada mês.

Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!

O que é o bráquete do aparelho ortodôntico?

Inicialmente, é preciso compreender o que é o bráquete, termo que vem do inglês “bracket”, significando “suporte”, em tradução literal. Em resumo, trata-se de uma pequena peça quadrada, a qual deve ser fixada com resina fotopolimerizável no dente ou nas bandas, uma espécie de anel encaixado nos últimos dentes do paciente.

O bráquete pode ser confeccionado com diversos materiais, como cerâmica, plástico e metal, funcionando como um ponto essencial para aplicar força ao fio ortodôntico, que exerce a movimentação dentária no tratamento com o aparelho fixo, para corrigir desvios no desenvolvimento e no crescimento dentário.

Qual é a função do bráquete do aparelho ortodôntico?

Muitos pacientes que usam aparelho fixo pensam que o bráquete tem uma função mais decorativa, por sustentar as ligas, geralmente coloridas, dos dispositivos. As ligas, por sua vez, prendem o fio ortodôntico ao bráquete, em um aparelho dentário tradicional.

No entanto, o principal objetivo do bráquete é se conectar ao fio ortodôntico para fazer a movimentação de dentes posicionados inadequadamente na cavidade bucal. Assim, caso a peça venha a quebrar ou se soltar, todo o tratamento ortodôntico é prejudicado, uma vez que o fio metálico deixa de exercer uma determinada força sobre a dentição disfuncional.

Como resultado, a correção do sorriso fica desacelera e o fio ortodôntico, quando solto na boca, pode machucar os tecidos bucais e levar, em alguns casos, a sintomas como inchaço, vermelhidão e sangramento da gengiva.

O que fazer se o bráquete do aparelho ortodôntico quebrar?

O bráquete do aparelho ortodôntico pode se soltar ou até mesmo quebrar, principalmente quando a pessoa não faz a devida higiene bucal, deixa de fazer a manutenção mensal do dispositivo ou ingere alimentos duros. Nesse caso, fica a dúvida sobre o que fazer quando a pecinha for danificada, certo?

O primeiro passo é procurar a emergência da clínica odontológica, para que o profissional possa fazer a correta assepsia da boca. Depois, o dentista deve colar o bráquete com resina composta nos dentes ou nas bandas, certificando-se de que o dispositivo suporta corretamente o fio ortodôntico.

Em todo caso, o paciente não deve tentar colar ou reposicionar o bráquete em casa, sem a devida ajuda profissional. A prática é terminantemente desaconselhada, pois o uso de produtos não odontológicos, somado à falta de conhecimento técnico, pode prejudicar todo o funcionamento do aparelho e expor a pessoa a risco de saúde.

O que fazer para evitar a quebra do bráquete?

Até aqui, você sabe o que fazer quando o bráquete do aparelho se soltar. Contudo, a dúvida que fica é como evitar que esse problema aconteça, certo? Por isso, listamos os principais cuidados para manter o aparelho ortodôntico funcional na boca.

Confira!

Correta higienização bucal

O primeiro passo não poderia ser outro, porque a correta higienização da boca, fazendo a escovação após as refeições e usando o fio dental diariamente, ajuda a eliminar as bactérias e ainda mantém o aparelho dentário funcionando com perfeição.

No entanto, é preciso ter cuidado para não exercer muita força sobre as peças, principalmente os bráquetes, durante a escovação. Nesse sentido, o dentista deve orientar o paciente sobre práticas que não danificam o aparelho ortodôntico e, caso seja necessário, também pode sugerir o uso de escovas específicas.

Ingestão de alimentos muito duros

A fixação dos bráquetes em dentes ou bandas é feita com resina composta, material bastante resistente aos impactos na região bucal. Apesar disso, o paciente que usa aparelho fixo deve redobrar os cuidados na hora de se alimentar, evitando a ingestão de produtos muito duros, que podem quebrar ou deslocar as peças ortodônticas na cavidade.

Manutenção periódica do aparelho

Além do cuidado com a alimentação, pacientes com aparelho fixo devem passar por uma manutenção periódica na clínica, momento no qual o cirurgião-dentista avalia o estado das peças e confere se o dispositivo faz uma movimentação dentária adequada, conforme planejamento odontológico. Por outro lado, a consulta, que deve ser feita com o profissional ortodontista a cada 3 ou 4 semanas, também ajuda a aumentar a vida útil dos bráquetes, evitando imprevistos com a fixação dessas peças quadradas na boca.

Para ter êxito com o tratamento odontológico, é essencial contar com a ajuda de uma rede de clínicas reconhecida no mercado pela qualificação dos profissionais e pelos equipamentos de ponta. É o caso da Qualimplan, que oferece diversos atendimentos, em áreas como ortodontia e implantodontia, com o melhor custo-benefício para os pacientes em São Paulo.

Na Qualimplan, o paciente faz uma primeira avaliação profissional, na qual o dentista confere o histórico de saúde e examina detalhadamente a cavidade bucal, chegando a um diagnóstico preciso sobre o problema, para orientar a pessoa sobre um tratamento odontológico de reabilitação do sorriso.

Neste texto, você percebeu o que é e qual a função do bráquete do aparelho fixo, uma peça que é responsável por dar suporte ao fio ortodôntico na boca, exercendo pressão para movimentar dentes disfuncionais. Por isso, é importante procurar o ortodontista com urgência caso o bráquete se desloque ou quebre, devendo ser feita a correta manutenção do dispositivo no consultório.

Não espere mais para ficar com um sorriso bonito e saudável. Entre em contato, agora, com a Qualimplan, uma das maiores redes de clínicas odontológicas no estado de São Paulo. Agende uma avaliação com profissionais qualificados na sua região!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-