Botox para bruxismo: entenda como funciona

botox para bruxismo
6 minutos para ler

Cada vez mais popular, a toxina botulínica é uma grande ferramenta do ramo estético para manter a pele do rosto jovem por mais tempo. No entanto, ela não se limita ao segmento da beleza — tanto que é muito utilizada para tratar outras desordens funcionais. Já no meio da odontologia, é possível usar o botox para tratar o bruxismo.

Problema relativamente comum no Brasil, o bruxismo causa desde problemas estéticos até funcionais. Por isso, conhecer os tratamentos ajuda a escolher qual a melhor solução para cada caso. Neste texto, você vai entender melhor como funciona o botox para bruxismo. Confira:

O que é bruxismo?

É uma desordem funcional caracterizada pelo atrito e ranger de dentes de maneira ritmada, forte e involuntária durante o sono. Quando ocorre enquanto o indivíduo está acordado, recebe o nome de briquismo.

Essa pressão costuma ser tão forte que causa diversos problemas, como desgaste dentário, dor orofacial e disfunções da articulação temporomandibular (ATM).

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o problema aparece em diferentes fases e por diferentes motivos. Em crianças, costuma ser mais comum dos 2 aos 4 anos; já nos jovens, dos 10 aos 12 e aos 18 anos. Acredita-se que seja pelas descobertas, modificações e aprendizados que ocorrem nessas fases.

Segundo pesquisa de 2016, estima-se que 15% a 23% das pessoas no mundo sofram do problema. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 30% do mundo tenha bruxismo. No Brasil, o número seria próximo dos 40%.

Tipos

Existem 2 tipos de bruxismo:

  • bruxismo noturno: é o que ocorre não necessariamente à noite, mas durante o sono. Os músculos da mastigação se contraem e se mexem involuntariamente, ou seja, sem a vontade do indivíduo.
  • bruxismo diurno: é o que acontece com o indivíduo já acordado. Da mesma forma que o noturno, o bruxismo diurno ocorre involuntariamente.

Por ser tão comum durante o sono, grande parte dos portadores não sabe que passa pelo problema. De fato, muitas pessoas só descobrem porque o parceiro acordou com o barulho do ranger de dentes.

Causas

As causas do bruxismo ainda não foram totalmente esclarecidas. No entanto, acredita-se que estejam relacionadas à saúde mental — principalmente ao estresse, ansiedade e tensão. O ranger de dentes seria uma forma de “expurgar” a pressão mental.

Outros fatores de risco são:

  • má oclusão: o desalinhamento dos dentes atrapalha o fechamento correto da boca, o que favorece o bruxismo;
  • idade: o distúrbio é muito comum durante os 6-7 anos, como uma resposta à dor de ouvido que costuma aparecer nessa faixa etária. O ranger de dentes seria uma forma de sanar o incômodo. Por isso, quando a dor desaparece, o bruxismo some logo depois;
  • estimulantes: cafeína, nicotina, álcool e drogas ilícitas também podem causar o bruxismo.

Em alguns casos, o problema pode ser um efeito colateral a medicações antidepressivas, como Fluoxetina, Paroxetina e Venlafaxina. No entanto, jamais pare de tomá-las sem prescrição médica, pois mudanças de medicamento devem ser feitas com orientação profissional.

Sinais e sintomas

Os sinais são as manifestações do bruxismo percebidas por outra pessoa — o parceiro ouvindo o ranger dos dentes, por exemplo. Já os sintomas são as queixas apresentadas pelo paciente em relação ao que está sentindo, como o achatamento exagerado dos dentes superiores.

Conheça alguns:

  • ruído de ranger de dentes que pode ser ouvido por outra pessoa;
  • dor de cabeça pela manhã, com dor principalmente na zona temporal;
  • dor na região muscular da maxila e da mandíbula;
  • dentes achatados, quebrados ou soltos;
  • hipertrofia dos músculos masseteres;
  • rigidez da mandíbula pela manhã;
  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • zumbidos e dores no ouvido;
  • hipersensibilidade dentária;
  • mordedura da bochecha;
  • quebra de restaurações;
  • interrupção do sono;
  • recuo de língua.

Como funciona o botox para bruxismo?

Antes de entender como o botox para bruxismo atua, é preciso entender o que é a toxina botulínica.

“Botox” é o nome comercial dessa substância, que nada mais é que uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum — a mesma do botulismo. Então, quando industrializada e purificada, é utilizada para tratamentos estéticos e terapêuticos.

Funcionamento do músculo

Para que um músculo se mova, ele obedece a uma “ordem” vinda do cérebro. Essa ordem chega por meio de um estímulo — o neurotransmissor, emitido pelos neurônios. O neurotransmissor responsável pela comunicação cérebro-músculo é a acetilcolina, que envia aos músculos masseter e temporal (responsáveis pelo fechamento e apertamento da mandíbula) o comando para a movimentação.

E onde o botox para bruxismo entra nisso? Ele é um bloqueador dessa relação, que impede que a acetilcolina chegue ao músculo onde foi feita a aplicação da substância. 

Isso significa que o indivíduo que receber botox para bruxismo vai ter problemas para mastigar ou falar? Não, pois, neste caso, as injeções visam diminuir a força feita na hora de apertar ou ranger os dentes, e não eliminar a movimentação muscular, como ocorre com os procedimentos estéticos.

O uso de toxina botulínica é um dos melhores tratamentos para o bruxismo, pois lida com a desordem e suas condições associadas.

Como o botox para bruxismo é feito?

O botox para bruxismo não requer uma preparação muito intensa por parte do paciente. O procedimento é simples e rápido. Portanto, o indivíduo não precisa esperar pelas férias para realizá-lo. Mas pequenos hematomas e dor local são comuns após a aplicação.

Pouco antes do procedimento, o dentista ou profissional da equipe colocará gelo ou pomada anestésica sobre a região temporal para prepará-la. O paciente, então, se deitará.

A aplicação será feita nos músculos masseter e temporal. O dentista, então, escolherá 3 pontos em cada músculo para aplicar a injeção. Já a dose de cada aplicação vai variar conforme o tipo de toxina botulínica aplicada e o grau de bruxismo do paciente.

O procedimento é rápido: em meia hora, você estará liberado. No entanto, é preciso ter atenção: nada de realizar atividades físicas intensas no mesmo dia. Coçar a região também está proibido. Mas poderá dirigir e realizar atividades rotineiras de costume.

O botox para bruxismo dura de 4 a 6 meses. Por isso, é essencial reaplicá-lo conforme orientação do odontologista responsável.

Adesão a outros tratamento

O botox costuma ser aliado a outros tratamentos contra o bruxismo, como placas dentárias, dispositivos que monitoram a atividade mastigatória, medicamentos e até terapia. Por isso é tão importante procurar ajuda odontológica assim que perceber os primeiros sinais. 

Pronto para resolver o seu problema de bruxismo? Então, entre em contato com a Qualiplan e marque uma consulta!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-