Uma coisa é fato: em algum momento de nossas vidas precisaremos fazer uma visita ao dentista. Seja em razão de uma dor de dente, para a colocação de um aparelho ortodôntico ou, simplesmente, para a avaliação da própria saúde bucal, a verdade é que devemos sempre buscar a ajuda de um bom ortodontista para manter um sorriso saudável. E, muitas vezes, para auxiliar nesse processo, o uso de aparelho ortodôntico se faz necessário.

Esse tipo de tratamento visa a correção de imperfeições e problemas na arcada dentária, disfunções na mandíbula, entre outros. É um tratamento que pode durar anos ou apenas alguns meses, dependendo do problema a ser tratado. O importante é que ele seja seguido a risca pelo paciente, de acordo com as orientações de seu dentista.

Sabemos, ainda, que para quem faz esse tratamento não é nada fácil manter a higiene bucal adequada. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas de manutenção do aparelho ortodôntico para que você possa levar o tratamento com muito mais qualidade e sem preocupações. Confira!

Atente-se para a alimentação

Para um tratamento proveitoso, é importante que o paciente procure evitar a ingestão de alimentos muito duros, doces e grudentos. Portanto é melhor ficar longe dos chicletes, das balas e afins, pois assim não há risco desses produtos grudarem nos fios do aparelho. Além disso, vale sempre frisar que doce em excesso pode provocar a tão inconveniente cárie. 

Redobre os cuidados com a higiene bucal

Quem utiliza aparelho ortodôntico sabe que manter os dentes limpos não é uma tarefa tão fácil assim. Alimentos que insistem em ficar grudados ou até mesmo escondidos entre os bráquetes e os fios prejudicam a higiene e a saúde bucal. Por isso, é importante pedir orientação ao seu ortodontista, que informará sobre o melhor tipo de escova a ser usada, além do fio dental e antisséptico bucal. Sempre é bom salientar a importância de se escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, assim conseguiremos manter um tratamento dentário muito mais eficaz. 

Abandone maus hábitos

Alguns hábitos, como roer as unhas e mordiscar objetos (caneta, lápis), também são prejudiciais ao tratamento com o uso de aparelho ortodôntico. Isso porque pode haver um deslocamento do aparelho, podendo interferir, negativamente, é claro, na movimentação dentária. 

Não falte às consultas de manutenção do aparelho ortodôntico

Normalmente, as consultas de manutenção do aparelho ortodôntico são realizadas mensalmente, podendo, em alguns casos, ocorrer a cada dois meses. Seja como for, é importante que o paciente tenha consciência da importância dessa visita ao ortodontista, porque muitas vezes será necessário fazer reparos no aparelho, além de outros procedimentos para que seja mantida a qualidade do tratamento. 

Não se automedique

Quando colocam aparelho ortodôntico, muitas pessoas sentem dor e incômodo durante as primeiras semanas, o que é absolutamente normal, uma vez que seus dentes estão sofrendo pressão para que sejam devidamente alinhados. Isso pode levar à automedicação — uma prática nada recomendável por profissionais de saúde e que pode causar bastantes malefícios ao paciente. Portanto, mesmo com dor, é muito importante evitar tomar remédios por conta própria. Devemos sempre procurar a orientação do ortodontista, nesse caso, que saberá qual o melhor medicamento e a correta dosagem que podemos ingerir. 

E, então, o que você achou do nosso post? Acesse nosso blog e fique por dentro de mais assuntos sobre tratamentos e saúde bucal.