4 dicas para identificar um dente com cárie

6 minutos para ler

Um dente com cárie surge como resultado da aderência de bactérias em nossos dentes, a formação da tão famosa placa bacteriana. Cada vez que nos alimentamos, as bactérias encontram substratos e produzem ácidos, que por sua vez levam ao desgaste do dente, deixando-o enfraquecido.

Com o passar do tempo, as cáries podem destruir o dente e atingir o nervo, causando uma infecção na ponta da raiz (abscesso) que só pode ser tratada por cirurgia, extração do dente ou tratamento do canal. Sendo assim, tomar alguns cuidados e ficar sempre de olho é fundamental para evitar um dente com cárie e complicações posteriores. 

O cirurgião-dentista é a melhor pessoa para diagnosticar se você tem ou não algum dente com cárie e como tratá-lo. Contudo, é importante ficar atento aos sinais do aparecimento da doença para não dar bobeira. Continue a leitura, confira nossas 4 dicas e saiba como prevenir o surgimento de cáries!

1. Desconfie do surgimento de dores de dente

Quando acontece uma lesão cariosa, o dente acaba ficando mais sensível a agentes externos. A dor de dente ou sensações como frio ou doce mais acentuadas podem indicar a presença de cáries.

No caso da sensibilidade ao frio, isso ocorre devido à exposição da dentina (região abaixo do esmalte dental). Por outro lado, se o problema for o doce, a cárie está afetando a polpa (região mais interna do dente), o que ocasiona dores mais fortes e frequentes.

Nesse caso, é importante observar a frequência, a intensidade da dor e quais atitudes melhoram ou pioram o desconforto. Assim, quando você procurar o dentista, saberá fornecer as informações que auxiliarão no diagnóstico.

2. Fique atento caso perceba uma pigmentação diferente

Na maioria das vezes, um dente com cárie apresenta pequenas pigmentações escuras em sua superfície. Essas pigmentações podem acompanhar algum sulco da anatomia dental ou possuir um aspecto puntiforme.

Se as regiões escurecidas tiverem um aspecto brilhante, geralmente não há com o que se preocupar. Porém, se forem opacas e com bordas esbranquiçadas, as chances de ser uma lesão cariosa são mais altas. De qualquer forma, somente um profissional é capaz de fornecer o diagnóstico.

3. Verifique se a textura do dente está diferente

Umas das principais características do esmalte dental é a sua dureza. Sendo o tecido mais mineralizado do corpo humano, ele é responsável por proteger esse órgão calcificado e auxiliar em ações simples como se alimentar.

Portanto, se há alguma alteração de textura, possivelmente há um problema. Um dente saudável apresenta o esmalte duro e liso.

Porém, se existe alguma região amolecida, áspera e com “buracos”, talvez exista um processo carioso. Caso você note essas características, procure logo o cirurgião-dentista.

4. Veja se existem fraturas dentárias

À medida que a cárie avança, mais fraco o dente se torna e, assim, podem ocorrer fraturas. Se você observou alguma fratura, acompanhada de uma coloração diferente, provavelmente existe uma cárie avançada.

Para tirar a dúvida pode ser realizada uma radiografia. Apesar das cáries começarem por meio de uma mancha branca e não por cavidades, como muita gente imagina, algumas delas não podem ser identificadas apenas a olho nu.

Isso ocorre principalmente quando estão no início, entre os dentes ou sob a superfície do esmalte dental. Mas, por meio de uma radiografia é possível identificar a lesão com precisão e evitar que ela progrida e se torne visível. Esse é um dos motivos que torna a visita regular ao dentista essencial.

Descubra como evitar o dente com cárie

Quando o assunto é saúde bucal, prevenir é sempre melhor que remediar. Portanto, saber quais são os hábitos que reduzem as chances do surgimento do dente com cárie é importante. Veja agora algumas dicas.

Mantenha uma boa higiene bucal

A higiene bucal é importantíssima para evitar não apenas as cáries, como também vários outros problemas bucais. A escovação diária, aliada ao uso do fio dental reduzem (e muito) a probabilidade do aparecimento de um dente com cárie. Atualmente existem até mesmo cremes dentais anti-açúcar que são ainda mais eficientes na prevenção desse problema.

Tenha uma alimentação equilibrada

Se você é do tipo que come muitos alimentos industrializados e cheios de açúcar, a probabilidade de que apareçam as cáries é bem grande. Você não precisa deixar de comer o que gosta, mas estipule alguns dias para comer doces.

No entanto, fique atento a duas coisas: quantidade e consistência. Quanto mais doces você comer, maior a probabilidade de aparecerem cáries e quanto mais pastoso os doces forem, mais cariogênicos eles serão também.

Além de evitar comer o que é ruim para os dentes, você pode passar a comer o que faz bem. Alimentos com cálcio como o iogurte e o leite, por exemplo, são ótimos para deixar os dentes mais fortes. Alguns vegetais também contêm esse mineral, como brócolis, acelga, espinafre e vários outros.

Você também pode evitar que os dentes acumulem resíduos investindo em alimentos crus e crocantes, como a cenoura, o aipo e a maçã. É interessante que ao mastigar as fibras, as sujeiras que estão presentes no dente podem sair com mais facilidade. Mas lembre-se: isso não substitui a escovação.

Beba muita água

boca seca é o paraíso das cáries. Beber bastante água ajuda a dissolver os alimentos que estão presentes na boca e impede a formação da placa bacteriana.

Quando a água é da torneira ou do filtro, ela também é fluoretada, o que proporciona a “remineralização” do dente e ajuda no tratamento antes que o dente fique comprometido.

A recomendação é de, em média, dois litros por dia. Caso você perceba que mesmo com a ingestão de muita água a boca continua seca, informe isso ao seu dentista.

Você pode estar com xerostomia, uma doença que causa a redução da produção de saliva. Além das cáries, ela pode trazer outros problemas bucais e dificuldade para mastigar e engolir alimentos.

Visite o seu dentista regularmente

Somente o dentista é capaz de fornecer um diagnóstico preciso e acompanhar o estado da sua saúde bucal para evitar as cáries. Ele solicita os exames, dá dicas de como evitar esse problema e ainda consegue avaliar os danos para definir o melhor tratamento, caso você já tenha um dente com cárie.

Frequentar o dentista regularmente é, portanto, uma necessidade. Deixar o tratamento para depois custar muito mais caro, seja no bolso ou na sua saúde.

Você acha que tem algum dente com cárie? Então entre em contato conosco e agende sua avaliação! Contamos com uma excelente equipe e ótima infraestrutura para cuidar da sua saúde e do seu sorriso!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-