10 alimentos que escurecem os dentes

4 minutos para ler

Ao comermos determinados alimentos, é comum que a nossa boca fique manchada. Mas será que essa pigmentação é realmente provisória? Na realidade, não. Dependendo da frequência com que você consome tais alimentos e da falta de alguns cuidados, com o tempo seus dentes podem ficar escurecidos.

Quer saber como evitar que isso ocorra? Continue a leitura e conheça 10 alimentos que escurecem os dentes!

1. Beterraba

Por ser muito pigmentada, a beterraba pode escurecer os dentes com o tempo. No entanto, não é necessário deixar de consumi-la, afinal, ela possui muitas vitaminas, incluindo a B1, B2, C, cálcio, potássio e muitas outras.

2. Milho

Por ter uma coloração clara, muitas pessoas não sabem que o milho pode escurecer os dentes. Ocorre que ele é um alimento cromógeno, ou seja, tem potencial para mudar a cor dos dentes quando ingerido regularmente, sem que seja feita a higienização adequada depois.

3. Tomate

Tanto o tomate quanto seus derivados, como o molho do fruto e o ketchup, podem deixar o sorriso mais amarelado com o passar do tempo.

4. Frutas ácidas

Alimentos ácidos podem atacar o esmalte do dente, que é protetor da dentina, a camada interna que proporciona a coloração do dente. Quando essa camada é afetada, os dentes ficam mais suscetíveis a receber a pigmentação dos alimentos ingeridos.

5. Molhos escuros

Alguns molhos que têm a pigmentação escura, como o molho de soja e o molho inglês, podem transferir a pigmentação para os dentes. Por isso, é preciso ingeri-los apenas de vez em quando.

6. Café

Os brasileiros são grandes consumidores de café, mas, infelizmente, ele é um dos alimentos que escurecem os dentes com maior intensidade, por conta da coloração e da temperatura em que é consumido.

7. Chá preto

Procurando causar menos danos aos dentes e manter a saúde bucal, algumas pessoas trocam o café pelo chá, entretanto, isso se resolve apenas se a coloração da bebida for clara. O chá preto contém taninos, substâncias que podem manchar os dentes.

8. Suco de uva e vinho

Tanto o suco de uva, quanto o vinho tinto, contêm polifenóis, que são significativamente coloridos — além dos taninos, que podem pigmentar os dentes. Optar pelo vinho branco também não é a solução, pois ele é ácido e, como dissemos anteriormente, pode desgastar o esmalte e facilitar a pigmentação da dentina.

No entanto, não é preciso deixar de tomar essas bebidas, até porque elas possuem substâncias que fazem muito bem à saúde, como o resveratrol e os antioxidantes. Quando consumido em pequenas porções ou juntamente com água, esse efeito pode ser reduzido.

9. Refrigerantes

Os refrigerantes também podem auxiliar no escurecimento dos dentes, principalmente os de cola. Eles são duplamente prejudiciais: primeiro que, por serem bebidas naturalmente ácidas, os refrigerantes desgastam o esmalte.

O segundo motivo é que a pigmentação dos refrigerantes de cola pode penetrar na dentina.

10. Alimentos com corante

Não são somente os alimentos naturais e as bebidas que escurecem os dentes. Outros alimentos que contêm corantes artificiais, como as balas, pirulitos, chicletes e doces, podem acabar alterando a pigmentação dos dentes.

Não é necessário retirar todos esses alimentos de sua dieta, mas é preciso sempre fazer a escovação depois. Caso não haja como escovar os dentes em um momento específico, fazer um bochecho com água ajuda a reduzir os danos.

O ideal é escovar os dentes após 20 minutos da ingestão do alimento, pois a saliva tem propriedades que auxiliam na limpeza dos dentes e na saúde bucal. Além disso, alguns alimentos também podem manter os dentes brancos.

Além de evitar os alimentos que escurecem os dentes, consultar-se com um dentista também é necessário, pois ele pode realizar técnicas seguras de clareamento, além de poder detectar outros problemas bucais.

Você conhece algum outro alimento que escurece os dentes? Conta para nós aqui nos comentários!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-